Euroluce 2023, a luz é novamente a estrela do Salone
O Salone del Mobile.Milano 2023 traz consigo o Euroluce, o evento bienal focado em fontes de inspiração que olham para a dimensão do design da luz. A Exposição Internacional de Iluminação celebra este ano a sua 31ª edição na Rho Fiera, espalhando-se por mais de 29.229 m2 de espaço dividido em 4 pavilhões (9-11 e 1-15) para 315 expositores, dos quais 45% de fora da Itália, em um novo layout expositivo desenhado por Lombardini22.
Depois de considerar o fluxo de visitantes e os princípios de design para todos, o Euroluce 2023 adota uma nova forma circular, apresentando um itinerário mais fluido que também deixa espaço para áreas dedicadas a eventos culturais. O foco principal é criar a melhor experiência para os visitantes, que podem passear pelos pavilhões para observar a variedade e as diferentes adaptações que o design de iluminação oferece, sendo um dos setores que mais evoluiu nos últimos anos. Entre os vários produtos expostos, os visitantes notarão imediatamente um grande impulso para a modularidade, liberdade de composição e personalização, bem como uma abordagem mais holística do design, capaz de esbater a fronteira entre iluminação decorativa e técnica.
Criações escultóricas puras e essenciais, geométricas, mas também coloridas, poéticas, cheias de linhas sinuosas e envolventes: ambientes imersivos ganham vida na Euroluce para descobrir os novos produtos e inovações através dos quais as marcas interpretam como as pessoas estão mudando, adotando novos comportamentos e estilos de vida. A exposição é também o local para descobrir as visões e inspirações que levaram os designers a usar a luz como uma ferramenta ao serviço da criatividade, sugerindo novos conceitos que vão mudar a forma como pensamos a luminária no futuro.
A variedade de propostas na Euroluce 2023 vai desde inovações em luminárias para uso externo, interno ou industrial até soluções dedicadas a eventos ou setor hospitalar, passando por sistemas de automação de iluminação a fontes de luz e software para tecnologias de luz. As pesquisas abordam a relação entre luz e volume, acabamentos, materiais sustentáveis, conforto visual, digitalização, miniaturização e economia de energia, bem como as diferentes configurações de fontes de luz que, com grande versatilidade, se adaptam a diferentes contextos.
A Euroluce 2023 confirma assim o seu papel como um evento de vanguarda também no campo da sustentabilidade e economia de energia: fontes LED de baixo consumo e alta eficiência são cada vez mais populares, enquanto no nível de produção muitas marcas estão pensando no ativação dos princípios da economia circular na fabricação e distribuição, além do uso de matérias-primas de baixo impacto, recicladas ou recicláveis.
As luminárias de suspensão vêm em diferentes formas e escalas, para todos os ambientes e estilos possíveis, inteligentes e reguláveis. Os designs revisitam o passado e assumem novas formas, utilizando materiais de vanguarda ou reinterpretando os tradicionais. Algumas tornam-se esculturas luminosas que parecem modeladas a partir de um único volume, para ganhar diferentes perspectivas a partir de cada ponto de observação. Por fim, os candeeiros de suspensão com um toque mais contemporâneo têm linhas arredondadas, com grandes ou pequenos pendentes esféricos.
Os candeeiros de parede tornam-se mais flexíveis graças aos elementos de composição que são decompostos, remontados e integrados, permitindo um nível de liberdade que alimenta a interpretação pessoal. Os espaços definem-se pela luz, como que desenhados à medida, com letreiros luminosos ou através de sistemas mais sofisticados e complexos. Uma mistura de estética e funcionalidade, linhas essenciais, cor, leveza, estruturas opacas e transparentes definem candeeiros de mesa portáteis e recarregáveis concebidos para espaços interiores e exteriores. Na Euroluce, muitas marcas apresentam esse tipo de luminária, que pode se tornar uma verdadeira peça de decoração para ser exposta em mesas, escrivaninhas, criados-mudos – e até mesmo em terraços e jardins. Com seu design flexível e elegante, as luminárias de chão ajustáveis e extensíveis geralmente têm hastes em alumínio acetinado ou metal pintado – geralmente branco ou preto. Os sistemas de juntas e contrapesos permitem que eles assumam diferentes configurações, direcionando a luz de maneiras diferentes.
Entre as várias tendências, a Euroluce também aborda os conceitos de iluminação inteligente e centrada no ser humano: sistemas de controle inteligentes para uma integração bem-sucedida de conforto, segurança e sustentabilidade. Sensores, conexões de rede e tecnologias sem fio, de fato, permitem agora controlar as luzes através de qualquer dispositivo e monitorar tendências de desempenho e consumo, criando projetos personalizados e modificáveis, além de soluções para ligar e desligar automaticamente as lâmpadas ou ajustar sua intensidade de acordo com a luz natural. A integração de sistemas de controle IoT levou ao surgimento de sistemas de iluminação que, ao abraçar o mundo digital, evoluem para plataformas de coleta de dados. Nesse sentido, as primeiras aplicações de LiFi (Light Fidelity) já estão disponíveis, aproveitando a modulação da luz emitida por LEDs para transmissão de dados sem fio.
Em suma, a luz ganha um forte valor expressivo, assumindo muitas vezes formas inspiradas na natureza, com linhas minimalistas e orgânicas. Materiais naturais como madeira e mármore são em sua maioria recuperados, algumas peças são feitas em bambu ou rattan, enquanto vidro e metal se misturam em novas harmonias. A luz influencia nossas percepções, desempenho, preferências, comportamentos e até mesmo nosso humor – e é exatamente por isso que o design de iluminação é crucial para o sucesso de qualquer projeto.
*Por Giulia Ossola
Comentários