Evento debate gestão ambiental nas empresas
Um evento promovido pelo Sistema FIRJAN discutirá a gestão ambiental como forma de garantir a sustentabilidade dos negócios e aumentar a competitividade de empresas. Através do diálogo entre especialistas, a quinta edição do Seminário FIRJAN de Ação Ambiental vai expor as tendências nos principais temas que afetam os processos, bens e serviços oferecidos pela indústria: resíduos sólidos, água e efluentes, emissões atmosféricas, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O evento tem apoio da União para BioComércio Ético e do Projeto Teeb (Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade) Regional e Local – parceria da Confederação Nacional da Indústria com o Ministério do Meio Ambiente e Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.
O seminário vai apresentar cases de sucesso de empresas que investem na gestão ambiental como um diferencial competitivo. Quem vai abrir a programação é chefe de Departamento de Relações Públicas e Assuntos Governamentais da Toyota, Vinícius Albert Sabin, que vai ministrar a palestra “Sistema Toyota de Produção e Gestão Ambiental: Soluções Inteligentes”. Conhecido por ter inspirado a filosofia de gestão Lean, o sistema da empresa permite a redução de impactos ambientais, do consumo de matérias-primas, a eliminação de desperdício, entre outros benefícios. A apresentação será seguida do debate “Lean: quando menos é mais”. O impacto das ações ambientais para as avaliações de financiamento e uma ferramenta lançada pela Ambev para incentivar e ajudar outras empresas a economizarem água são outros destaques da programação. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de junho, das 14h às 18h30, na sede da Federação, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).
Além das palestras e debates sobre tendências da gestão sustententável, os participantes poderão participar de uma experiência de imersão na floresta amazônica através do simulador de realidade virtual “Amazônia Adentro”. A exibição é uma iniciativa da organização Conservação Nacional e tem o objetivo de sensibilizar o público quanto aos serviços ecossistêmicos fornecidos por este bioma, como regulação do clima global e do regime de chuvas na região Sudeste. O seminário é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis no site.
Comentários