IMG-LOGO

Exclusivo: Duratex pode comprar florestas no RS

Por Edson Rodrigues - 31 de Outubro 2013
A Stora Enso está negociando com a Duratex a venda de 20 mil hectares de eucaliptos plantados na fronteira Sul do Rio Grande do Sul. As tratativas ocorreram há três semanas e o investimento seria suficiente para transformar a região em um polo florestal moveleiro.

A sueco-finlandesa Stora Enzo pretendia instalar uma fábrica de papel na região, mas a legislação brasileira faz restrições à propriedade de terras por estrangeiros. O imbróglio se arrasta desde 2005 e a Stora Enzo acabou instalando a fábrica no Uruguai. Sobraram as florestas em nove municípios perto de fronteiras: Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Francisco de Assis, Unistalda e São Borja. A Duratex estaria disposta a investir cerca de US$ 500 milhões na região. Outros 33 mil hectares de terras nos nove municípios da região pertencentes a Stora Enso também estariam à venda.

O coordenador de comunicação da Duratex, Anderson Passos, negou a informação, e ressaltou que a Duratex não possui negociação com a empresa citada.

 

Comentários