Exporta Mais Brasil começa em João Pessoa, na Paraíba
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai dar início a um novo programa com o objetivo de ampliar a participação de empresas brasileiras no mercado internacional. Nesta quinta-feira, 17, a Agência lança o programa Exporta Mais Brasil, no qual empresas de diferentes setores produtivos realizarão reuniões com compradores internacionais convidados pela ApexBrasil.
Nesta primeira edição, serão 13 rodadas, de 13 diferentes segmentos produtivos, em 13 estados brasileiros. A primeira acontece em João Pessoa, na Paraíba, voltada para o setor moveleiro, no âmbito do 5º Congresso Moveleiro do Nordeste (Conemov). O lançamento oficial acontece às 15h na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), durante os “Diálogos Exporta Mais Brasil”.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, se mostra otimista e diz que o Brasil vive um novo momento, e que as oportunidades estão se ampliando. “Estamos fazendo uma grande ‘caravana’ pelo Brasil, passando por todas as regiões do país, contribuindo para fortalecer a cultura exportadora de vários setores produtivos”, aponta. Além de Jorge Viana, participam do lançamento a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza; o deputado estadual Chico Mendes (PSB-PB); a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas; e outras autoridades.
“Começamos pelo setor de móveis, na Paraíba; o próximo será o de rochas ornamentais, no Espírito Santo; depois serão café, calçados, frutas e muitos outros. Até o final do ano contemplaremos 13 setores diferentes, rodando o país e promovendo nossas empresas para o mundo”, explica Viana.
Nesta primeira etapa, potenciais compradores do Equador, Colômbia, Chile, Alemanha e África do Sul irão à capital paraibana para participar de rodadas de negócio com 22 empresas brasileiras arregimentadas com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), parceira da ApexBrasil no projeto setorial Brazilian Furniture.
Além de moveleiras da Paraíba, participam também empresas do Pará, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Paraná e São Paulo. Metade delas é liderada por mulheres, em linha com as diretrizes da ApexBrasil de ampliar e promover a presença feminina no comércio exterior.
Serão realizadas também, com o apoio da ABIMÓVEL, visitas técnicas in loco às fábricas de algumas dessas empresas, além das reuniões de negócio. O objetivo é mostrar aos compradores estrangeiros o potencial do setor moveleiro do país, que hoje responde por 3,4% de todo o mobiliário produzido mundialmente e 90% de todo os móveis produzidos na América do Sul.
Uma das empresas que, além de participar das rodadas de negócio, irá receber a visita dos potenciais compradores em sua fábrica local, é a OFFICINA Móveis Planejados. Em 2022, a empresa esteve em Milão por meio do projeto setorial Brazilian Furniture, expondo no Fuorisalone a Poltrona Baixa o Facho, do designer Marcelo Bilac, durante a Semana de Design.
A empresa ainda não exporta os seus produtos, mas vem se preparando para isso. Segundo a sócia-administradora da empresa, Soni Cassiano, a expectativa com o Exporta Mais Brasil é de aprendizado no processo de rodadas de negócio, visto que a empresa ainda está em estágio inicial dessa experiência comercial.
“As exportações representam um caminho de crescimento. A perspectiva a médio prazo é fazer desse canal de venda uma fonte de acréscimo ao nosso faturamento e, a longo prazo, tornar o comércio exterior como um braço comercial importante dentro das nossas estratégias comerciais”, explica Soni.
Para a visita técnica dos importadores estrangeiros, ela conta que selecionou uma linha de produtos autorais para apresentar no showroom da fábrica, além de montar uma agenda que contará com visita ao projeto social que a empresa mantém em uma escola de marcenaria.
Outra empresa participante é a Cabanna Móveis. O CEO da empresa, Walker Cunha, conta que começou o processo de internacionalização da Cabanna há quatro anos, quando participou do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil e aderiu ao projeto setorial Brazilian Furniture, parceria da agência com a ABIMÓVEL. Segundo ele, as exportações já são uma realidade para a empresa, que hoje tem seus produtos presentes em vários países, como EUA, Canadá, Porto Rico, Costa Rica, Angola, Nigeria e Bolívia.
“As exportações hoje respondem por 5% do nosso faturamento e temos como meta elevar para 20%”, afirma Cunha. Sobre a participação no Exporta Mais Brasil, ele diz que “será uma excelente oportunidade de apresentarmos nossos diferenciais competitivos, processo produtivo e capacidade de entrega, com produtos de design exclusivos e de alta qualidade e brasilidade”.
Ambas as empresas concordam que o setor moveleiro da Paraíba e do Nordeste está preparado para ampliar sua participação no mercado internacional. “O que estava faltando era estimular e apoiar as empresas da região para que a internacionalização se torne uma realidade, por isso parabenizo a iniciativa”, diz Cunha.
“Os trabalhos de capacitação e ações que promovem o desenvolvimento das pequenas empresas que vêm sendo realizados pela ApexBrasil e ABIMÓVEL estão potencializando o setor moveleiro da nossa região e criando cenários favoráveis à presença delas no mercado internacional”, conclui Soni.
Programação
Na quarta-feira (16), a agenda dos importadores estrangeiros será dedicada às visitas técnicas nas fábricas da Kappesberg, da OFFICINA e da Cabanna Móveis. Na quinta-feira (17), pela manhã, no Piso Superior do Shopping SEBRAE, mesmo local onde será o principal evento do setor moveleiro do Nordeste, Conemov, serão realizadas as rodadas de negócio entre as empresas e os compradores. Além de trazer a união do segmento, o Congresso tem como intuito fortalecer a economia local, atualizar os participantes sobre o mercado nacional e internacional de móveis e mostrar novas expectativas do mercado, tendências e afins.
Já na parte da tarde, das 15h às 18h, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, será o momento dos “Diálogos Exporta Mais Brasil”, evento que vai ocorrer em todas as 13 etapas desta primeira edição do Exporta Mais Brasil. Na ocasião, além da abertura oficial do programa, haverá também três painéis: Oportunidades e desafios das exportações/atração de investimentos para o estado (16h00 – 16h30); Liderança Mulheres (16h30 – 17h00); e Cases de Sucesso (17h00 – 17h30). A entrada será gratuita e aberta ao público.
O tema da presença feminina no mercado internacional estará em todos os “Diálogos Exporta Mais Brasil". Segundo a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, desde o lançamento do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), a Agência está empenhada em aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior.
“As lideranças femininas são sócias majoritárias de apenas 14% das empresas exportadoras no país. Contudo, as empreendedoras podem ter mais facilidade do que imaginam para acessar mercados estrangeiros, e o nosso papel é mostrar a elas os diversos programas e projetos que nós temos para ajudá-las, e construir junto novos caminhos possíveis”, aponta.
A apresentação de cases de sucesso também estará em todas as etapas do programa, nos 13 estados. A ideia é que as empresas que já vendem para fora do Brasil contem suas histórias e inspirem aquelas que estão começando sua jornada no processo da internacionalização. Na ocasião do evento em João Pessoa, a CEO da Natural Cotton Color, Francisca Vieira, irá contar sobre sua experiência com a moda sustentável no mercado europeu.
Comentários