IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Exportações de móveis demonstram alta no RS

Por Edson Rodrigues - 22 de Fevereiro 2012

Depois de praticamente um ano de indicadores negativos, 2012 começa com resultados favoráveis para as exportações gaúchas de móveis. Ao comparar os índices alcançados em janeiro de 2011, com os números do mês passado, houve um aumento de 11,7%, representando uma diferença de US$ 1.352.850 nos envios desses produtos gaúchos ao mercado externo. Em contrapartida, as exportações brasileiras de móveis sofreram queda de 5,3% no mesmo comparativo, conforme o Relatório da Exportação, divulgado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), em conjunto com o Centro Gestor de Inovação (CGI Moveleiro) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

Com este resultado, o Rio Grande do Sul volta a liderar a participação percentual na exportação brasileira de móveis, com 28,1% do total. Em seguida, estão Santa Catarina (27,3%) e São Paulo (16%). A notícia gera expectativa positiva aos empresários do setor em Bento Gonçalves, já que o município responde por grande parte das exportações totais do Estado. No entanto, apesar dos índices positivos, o presidente da Movergs, Ivo Cansan, afirma que ainda é preciso cautela. “Ainda não sabemos se os números representam a alta comum das vendas de final de ano, ou se já podemos comemorar a recuperação”, pondera.

 

Entre os principais destinos das exportações gaúchas de móveis em janeiro de 2012, elencam-se: Uruguai, Reino Unido, Argentina, Chile e Peru, respectivamente.

Comentários