Exportações do RS para Argentina caem desde 2010
Por Edson Rodrigues
-
25 de Março 2014
Exportações do setor moveleiro do Rio Grande do Sul para a Argentina caíram 60% desde 2010, segundo o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (RS). A participação das exportações para o País vizinho, que era de 11,8% em 2010 (R$ 24,9 milhões) caiu para 4,6% em 2013 (R$ 9,79 milhões). "Nos últimos dois anos, perdemos entre 40% e 50% dos envios para a Argentina, que era nosso principal mercado de exportação", diz Henrique Tecchio, presidente do Sindmóveis, ao jornal Folha de São Paulo.
Ele explica que os embargos comerciais e as restrições logísticas são os principais entraves. "O pagamento ocorre quando o cliente recebe. Com a carga parada na fronteira, chega-se esperar dois meses para receber. É inviável", afirma.
Outros países da América Latina, com destaque para Colômbia, Bolívia, e Peru, e da África, como a Namíbia e Angola, têm apresentado os avanços mais expressivos na conquista de novos mercados pelo setor moveleiro gaúcho. Também há forte participação no mercado do Reino Unido (14%). "No exterior, o diferencial é preço. A qualidade é obrigação", diz Tecchio, sobre a dificuldade de consolidar no mercado norte-americano e europeu.
As indústrias do Rio Grande do Sul respondem por 30% do total exportado pelo Brasil. Em 2013, foram U$ 210,9 milhões. As empresas gaúchas respondem por 17% do faturamento nacional do setor e 15% das vagas de trabalho.
Comentários