Fahrer Design celebra sustentabilidade e meio ambiente
Celebrado anualmente em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é um marco para a reflexão sobre a nossa relação com o planeta e a conscientização sobre os desafios ambientais que enfrentamos, destacando a necessidade de agirmos de forma sustentável para garantir um futuro saudável para as próximas gerações.
É com base nessa premissa e abordagem única que a Fahrer Design, há 30 anos, privilegia o uso de insumos provenientes de manejo sustentável. Respeitar o tempo das matérias-primas, priorizar materiais sustentáveis e se reinventar constantemente por meio da experimentação de novas técnicas e materiais que não comprometam o meio ambiente são pilares da marca.
À frente dessa filosofia de um design que foca na sustentabilidade estão Sergio Fahrer, Jack Fahrer e Heloisa Samaia, que assumem um compromisso genuíno com a preservação do meio ambiente e o cumprem priorizando materiais renováveis, técnicas de produção responsáveis e processos circulares. Não à toa, Sergio Fahrer foi um dos primeiros designers brasileiros a receber e difundir o selo FSC, sistema de certificação internacional reconhecido pela Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal). Desde então, o uso da madeira certificada é sempre prioridade em peças Fahrer que utilizam lâminas naturais de madeira como é o caso da poltrona Cariaí.
O mobiliário autoral criado pelo estúdio carrega em seu DNA o pioneirismo da marca na relação com as questões de sustentabilidade. Da atemporalidade que transcende tendências passageiras nascem peças premiadas como o banco DC3, ganhador Platinum do A'Design Award and Competition, que tem suas formas orgânicas criadas com a técnica de corte CNC, processo utiliza a matéria-prima da forma precisa, com aproveitamento otimizado das chapas de madeira e diminuição da geração de resíduos.
Quando o assunto é diversidade de materiais, a cadeira Miramar é um excelente exemplo para quem busca estilo e consciência ambiental em um único móvel. Sempre se reinventando por meio da experimentação de novas técnicas e materiais, a Fahrer aliou a estrutura em aço carbono – que garante robustez e durabilidade -, às ripas em madeira plástica - produzidas a partir de propileno reciclado de garrafas PET - no assento e encosto, proporcionando conforto e beleza natural.
Já a poltrona Piet é a união perfeita de design elegante para áreas externas, conforto e sustentabilidade. Com estrutura em alumínio reciclado com pintura poliéster de alta resistência, o que garante leveza, durabilidade e respeito ao meio ambiente, a peça conta com assento e encosto em espuma de alta densidade, e acabamento em tecido de alta performance com possibilidades de personalização ao gosto do cliente.
Recentemente, com o lançamento da Coleção Arquipélago, a Fahrer inovou mais uma vez e reforçou suas escolhas e práticas ambientalmente adequadas com a utilização do Rubio Monocoat - óleo sustentável, certificado, com emissão zero de carbono e atóxico, que protege inclusive quem trabalha em sua aplicação - no acabamento sobre a madeira de peças como as mesas de centro Jacarandá.
Cabe ressaltar que sustentabilidade para a Fahrer Design não se resume apenas a práticas e materiais, como também permeia a inspiração e a estética de suas criações, nas quais formas orgânicas, linhas fluidas e a valorização da beleza natural dos materiais estão sempre presentes. Seja na madeira certificada das mesas Tapajós e Liberdade, passando pelo uso do corte CNC para a fabricação da estante Moog e do aparador Maresia, até a ergonomia e conforto ambientalmente responsáveis da poltrona Chevelle, tudo na Fahrer é pensado de maneira a priorizar a preservação do meio ambiente.
Comentários