Faturamento das PMEs representa 20% a mais do que em 2022
No dia 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas e o comércio online tem sido um grande propulsor para esses negócios. Apenas no terceiro trimestre de 2023, as PMEs movimentaram R$ 839 milhões com vendas digitais, valor 20% superior em comparação ao ano passado (R$ 699 milhões). Dados são da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
De julho a setembro, houve um aumento de 22% sobre o volume de pedidos online, passando de 2,7 milhões para 3,4 milhões. Os setores que mais faturaram no período foram: Moda (R$ 297 milhões), Saúde & Beleza (R$ 74 milhões) e Acessórios (R$ 57 milhões). No entanto, Casa & Jardim (R$ 41,5 milhões) apresentou maior crescimento no período, com um aumento de 62% ante 2022, quando registrou R$ 25,5 milhões.
“Os resultados mostram que os micros, pequenos e médios empreendedores têm um papel muito importante na economia brasileira e que, apesar dos desafios, buscam estratégias criativas e inovadoras para destacarem suas marcas e venderem mais. Neste sentido, o comércio online tem sido um poderoso aliado para aumentar o faturamento desses negócios, seja pela facilidade de criar um e-commerce e fazer a sua gestão, assim como por demandarem menores custos operacionais em comparação com uma loja física”, explica Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
Perfil do empreendedor online
Um estudo realizado pela Nuvemshop aponta dados sobre o perfil dos empreendedores e como eles atuam no comércio online. A maioria começou a comercializar no ambiente virtual utilizando o Instagram (56%). Cerca de metade deles começaram vendendo pelo site próprio da sua marca (50,5%) e 46% iniciaram também pelo WhatsApp.
A pesquisa também mostra que os lojistas estão em diferentes fases da sua jornada empreendedora. Cerca de um terço deles tem a loja virtual há menos de um ano. Por outro lado, 25% dos empreendedores online já têm o e-commerce da sua marca há mais de 3 anos.
Em relação aos segmentos, Moda é o mais explorado pelas PMEs online, representando 30% dos negócios. Em seguida estão Acessórios (17%) e Casa & Decoração (10%). Além disso, o levantamento também indica os tipos de produtos vendidos online: 41,5% dos lojistas preferem trabalhar com revenda de produtos nacionais, enquanto 35% têm fabricação artesanal própria.
“Os micros e pequenos lojistas do varejo online precisam se diferenciar do mercado tradicional a fim de serem mais competitivos em relação aos grandes varejistas. Por isso, o investimento em produtos de fabricação própria e a ampliação de seus canais de comunicação são estratégias relevantes para trazer uma experiência única ao consumidor e potencializar os resultados nas vendas”, finaliza Natal.
Os dados foram levantados com a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop entre julho e setembro de 2022 e 2023.
(Com informações www.nuvemshop.com.br)
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