FEMUR bate recorde de público e entrega prêmios no segundo dia
Veja galeria de fotos acima
Superando as expectativas, o segundo dia da maior feira de Móveis de Minas Gerais, recebeu cerca de 4 mil e 500 visitantes que passaram pelos 12 mil metros quadrados de exposição. Mesmo antes do horário de início do evento, a movimentação já era grande, com lojistas de móveis e profissionais do setor aguardando na entrada do evento.
A produtora do evento e assessora de comunicação do INTERSIND, Ludmila Oliveira, destacou a movimentação do evento. “O segundo dia da FEMUR 2024 bateu todos os recordes de visitação diária das edições anteriores e superou as nossas expectativas. Tivemos um número expressivo de lojistas de móveis, vindos de várias regiões do país e diversos profissionais do setor moveleiro reunidos na cidade de Ubá”.
Outro destaque foi a cerimônia de entrega do 5ª Prêmio Design Sustentável, uma iniciativa do INTERSIND e da Simbiose Ambiental, que visa promover a sustentabilidade no polo moveleiro de Ubá. Essa edição trouxe novidades: a adição de três categorias. Anteriormente, apenas a categoria “Indústria” era promovida, a partir dessa edição foram criadas as categorias “Artesão do Polo Moveleiro”, “Profissional” e “Estudante”.
Recebendo diversas inscrições nas quatro modalidades, os finalistas foram escolhidos por um time de jurados compostos por profissionais do setor, sendo eles: Marcelo Manhago, mestre em Design do Produto para Inovação no Politécnico de Milano, pós-graduado em Marketing pela FACE/FUMEC e graduado em Design Industrial pela Escola de Design – UEMG; Sandro Ferreira de Souza, doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UFV, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFV, especialista em Design de Móveis e Gestão de Design para Micro e Pequenas Empresas pela UEMG e graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF; Renan Zopelaro da Silveira, Graduado em Tecnologia da Gestão e Saneamento Ambiental pela FUPAC, técnico em Segurança do Trabalho pelo SENAI/Rio de Janeiro, especialista em Educação Profissional e Tecnológico pelo SENAI/Minas Gerais.
Após a divulgação dos finalistas, foi aberta uma exposição com os móveis no centro da cidade de Ubá, com votação para o público em geral no local e online. Com mais de 8 mil votos, foi anunciado pela diretora da Simbiose Ambiental, Shaísta Lessa, que essa edição superou todas as expectativas, se tornando a maior até agora na história do prêmio em relação a votação e abrangência. “Esta 5ª edição me emocionou muito particularmente, porque a gente realmente queria aumentar a proporção do prêmio, mas não esperávamos que a conexão das pessoas, tanto que participaram apresentando seus projetos como as que votaram, fosse tão forte. Então foi um prêmio realmente em que a gente se emocionou com as histórias, foi muito bacana. E teve uma repercussão grande, o prêmio cresceu. As categorias Estudante e Profissional tiveram uma abrangência nacional, como vimos aqui com o ganhador da modalidade Profissional, que é um designer do Paraná. Também tivemos inscrições do estado de Goiás e vários lugares de Minas Gerais. Finalizamos a entrega da premiação com aquela sensação de dever cumprido, mas querendo ainda mais para a próxima edição, pois vimos aonde podemos chegar”, reforça Shaísta.
Os vencedores das categorias, começando pela “Estudante”, foram Jéssika Rosa Franco e Lucas Façanha Mendes, estudantes de Design da UFJF. Os amigos criaram o projeto Terazi, sendo recebido por Jéssika com muito entusiasmo. “Nós conceituamos algo que remetesse a equilíbrio, a partir disso pegamos imagens de objetos que mostrassem isso. Nossa inspiração foi uma balança de pratos, foi o que trouxe o equilíbrio que tem as duas pontas do Terazi com os dois c’s em sua composição. Ganhar o primeiro lugar foi muito gratificante”, reforça a estudante.
Na categoria “Profissional”, o designer Reginaldo Pepplow recebeu o prêmio de primeiro lugar pelo organizador Pinhão. “Sou de Curitiba no Paraná e o pinhão e a Araucária são símbolos muito fortes da nossa região, então o objetivo do projeto sempre foi levar a cultura, dessa história, da nossa cidade. Existia o movimento Paranista antigamente que era formado por grandes artistas que valorizavam a cultura, então é inspirado neles que a gente tem esse projeto. Essa conquista é gratificante demais, um sonho profissional”, elucida o curitibano.
Recebendo o primeiro lugar na categoria “Artesão”, Luiz Zopellaro recebeu o prêmio pelo seu balcão buffet Rústico. “Tenho 37 anos de profissão. Venho reaproveitando os materiais, trabalhando com móveis de demolição, recuperando as peças e móveis antigos, então não só fabrico, mas recupero e assim também ajudo o meio ambiente. É uma satisfação muito grande participar, nunca esperava que chegaria aonde cheguei participando pela primeira vez”, completa.
Por fim, na categoria “Indústria”, Saulo Meireles recebeu o prêmio representando a Suprema Estofados, com a cadeira Row. “Nós gostamos de participar e já estivemos em todas as edições do prêmio, pois vemos a importância do design no nosso trabalho. A questão da sustentabilidade nós enxergamos como o futuro para nós na empresa. Tivemos uma equipe de desenvolvimento e trouxemos uma peça que fosse inovadora, com formato único, e para isso usamos o estudo paramétrico para fazer os encaixes e ter o mínimo de desperdício de matéria-prima. Para nós foi muito gratificante, é o terceiro prêmio que conquistamos. Ficamos em terceiro lugar nas outras edições, foi uma surpresa e uma alegria estar em primeiro lugar”, explica.
A programação da 16ª edição da Feira de Móveis de Minas Gerais continuará até quinta-feira (25), com a realização do segundo dia do Encontro de Lojistas, que acontece no auditório do INTERSIND, e mais dois dias de geração de ótimos negócios.
Serviço:
FEMUR – Feira de Móveis de Minas Gerais
Data: 22 a 25 de janeiro de 2024
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Horto Floresta, Ubá/MG
Evento exclusivo para lojistas do setor moveleiro
Entrada proibida para menores de 16 anos
Mais informações:
Instagram: @feirafemur
Facebook: Feira Femur
Site: femur.com.br
Comentários