IMG-LOGO

FIQ 2012 é aberta oficialmente

Por Edson Rodrigues - 06 de Março 2012
Autoridades, expositores e a imprensa em geral estiveram presentes na cerimônia de abertura da 8ª edição da Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIQ), que acontece de hoje (06) e segue até sexta-feira (09), no pavilhão do Expoara, em Arapongas (PR). Logo após o descerramento da fita, uma coletiva de imprensa contou com a participação do presidente da feira, Wanderley Vaz de Lima, e outros nomes importantes do setor moveleiro, tais como, Marcelo Luparia, presidente da Câmara de Madeira e Móveis da Abimaq; José Luiz Diaz Fernandez, presidente da Abimóvel; Nelson Poliseli, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima); Julio Cesar dos Santos Rodrigues, consultor do Sebrae (PR); e Irineu Munhoz, coordenador geral da Fiep.

O presidente da Abimóvel, José Luiz Diaz Fernandez, declarou que apesar dos entraves enfrentados pela indústria moveleira, atualmente, os empresários encontram facilidades na hora da aquisição de máquinas e equipamentos. "Além dos bancos liberarem cartas de crédito, os próprios fabricantes oferecem financiamentos próprios", afirma. Além disso, Fernandez declarou que a entidade está buscando medidas junto ao governo a fim de beneficiar a indústria moveleira nacional. Em contato com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por exemplo, visam o aumento das exportações. Segundo ele, os principais destinos dos móveis brasileiros são Argentina, EUA e Europa, e foram 3,3% menores em 2011 em relação a 2010. Para 2012, a perspectiva de crescimento apontada por ele gira em torno dos 5%, "considerado um aumento conservador", para o mercado interno, e 3% no externo. Fernandez aproveitou a ocasião para divulgar uma informação importante para o setor, a de que a redução do IPI na linha branca pode finalmente chegar ao fim. Segundo ele, o governo está sinalizando o término temporário e estudando a inclusão de móveis. Porém, caso não cheguem a um acordo para que ambas as categorias sejam beneficiadas, a redução será encerrada.

A FIQ 2012 traz 180 expositores, espera gerar R$ 300 milhões em negócios e receber cerca de 20 mil visitantes. Além dos estandes das principais empresas moveleiras do País, o evento traz caravanas de diversas regiões brasileiras e dois eventos paralelos principais: Espaço Marceneiro e Oficinas Tecnológicas. A equipe da Móveis de Valor está no evento e traz a cobertura completa deste edição da FIQ na revista Móveis de Valor 114, que circula na próxima semana.

Comentários