IMG-LOGO

Fornecedores de home office divergem sobre estética ou função

Revisado Natalia Concentino - 23 de Setembro 2023

Por um tempo, parecia que os fornecedores de móveis para home office concordavam que a função é fundamental quando se trata do que os clientes desejam na categoria. Eles disseram que as pessoas queriam uma configuração de escritório doméstico perfeita que otimizasse seu fluxo de trabalho.

 

Alguns mantêm essa postura, mas outros parecem estar focando em outro lugar.

 

“Os consumidores estão procurando designs modernos em vez de armazenamento”, disse Micah Swick, presidente da Bernards Furniture, fornecedora completa de artigos para casa. “Ninguém mais tem arquivos em papel, e os laptops e tablets de hoje possuem mais potência do que os desktops há apenas cinco anos, então os consumidores podem dar ênfase à criação de um ambiente confortável e agradável. Esta tendência também significa que, cada vez mais, os consumidores querem o seu próprio espaço, e não um espaço que partilham com os seus parceiros.”

 

Swick disse que os clientes procuram tranquilidade, que pode ser encontrada na estética de uma peça, como acabamentos e curvas mais leves.

 

Chuck Auten, vice-presidente de merchandising da fabricante de residências sofisticadas Century Furniture, concordou. “À medida que a tecnologia continua a inovar e a necessidade das pessoas por equipamentos maiores e materiais impressos diminui, a necessidade de armazenamento volumoso e outras caixas projetadas para armazenar essas coisas também diminuirá.”

 

Auten disse que o foco da empresa está em escrivaninhas decorativas, com ênfase em móveis ocasionais que podem funcionar como escritórios domésticos.

 

“Em nossa linha de produtos, as escrivaninhas têm melhor desempenho para escritórios domésticos”, disse ele. “Tentamos projetar mesas mais decorativas no estilo 'joias' usando mídias mistas, como shagreen, vidro eglomise, ráfia embrulhada e couro trabalhado ou em relevo. Essas peças são lindas o suficiente para ficarem no escritório ou na sala e até servirem de mesa de cabeceira.”

 

Auten diz que os clientes procuram mesas femininas que se integrem estilisticamente e complementem o interior.

 

Outros fornecedores, porém, como AspenHome e BDI, optaram por destacar a importância da função.

 

“Os clientes muitas vezes não percebem o que não sabem sobre móveis de escritório até começarem a comprar”, disse Dave Adams, vice-presidente de marketing da BDI. “Muitas vezes eles começam a comprar apenas com base na estética. Eles podem ter a sensação de querer uma mesa de pé ou de assento, mas só quando começam a observar os recursos é que entendem o que torna um mobiliário de escritório inteligente.

 

Móveis de escritório com design inteligente pensam na organização e no fluxo de trabalho”, continuou ele. “Ele considera o gerenciamento de cabos, gavetas de teclado, armazenamento de arquivos, organização de suprimentos e todos os elementos que criam um espaço de trabalho eficiente. O mobiliário de escritório destina-se a inspirar a criatividade e a criar um espaço onde você realmente goste de trabalhar.”

 

leia: Produção de móveis recua mais 4,6% em julho, segundo o IBGE

 

AspenHome destacou flexibilidade e funcionalidade. “A necessidade de designs funcionais, armazenamento e superfícies de trabalho multifuncionais aumentou”, disse um porta-voz da empresa à Furniture Today. “Estantes de portas, mini arquivos com rodízios e vendas de estações de trabalho/arquivos combinados dispararam para atender às necessidades dos consumidores.

 

“O consumidor procura móveis de escritório que caibam em qualquer cômodo da casa. Móveis de escritório de menor escala economizam espaço para espaços menores e cada peça selecionada é importante. Secretárias ou estações de trabalho elevatórias com um arquivo anexo são ideais para esses tipos de consumidores. As configurações modulares são perfeitas para mais de uma pessoa trabalhando ao mesmo tempo.”

 

Em última análise, a questão função versus estética provavelmente reside na identidade específica de cada empresa. É especializado na categoria? É mais conhecido por seus estilos e looks? Quem são seus consumidores?

 

(Fonte: Furniture Today)

Comentários