Fórum Movelsul aborda tendências
O profissional alemão de design e criação Salvatore Figliuzzi, diretor de marketing e design da Interprint, foi destaque hoje, 14 de março, durante o Fórum Movelsul: A reinvenção do varejo – Consumo all line. A apresentação de Salvatore mostrou os impactos da difusão das tecnologias da digitalização e da robótica sobre o comportamento da sociedade.
O profissional destacou que com o “tudo digital” que vivemos atualmente, onde tudo foi “desmaterializado”: a música, a moeda, as relações... As pessoas buscam cada vez mais o real. Cria-se uma urgência pelo “detox digital” e por relações cada vez mais autênticas e reais. Diante disso, há pelo menos quatro tendências comportamentais que servem de norte para as marcas repesarem seus produtos, estratégias e a forma de se comunicar com o seu público.
Co-Everything – O “co”-tudo
Hoje existe coworking, coliving... com a necessidade de relacionamentos mais reais, a colaboração ganha um significado profundo no comportamento das pessoas. A tendência atualmente é co-everything, ou o co-tudo: viver e trabalhar na cooperação criativa. A partir disso, as marcas podem pensar em co-criações e trabalhar mais a ideia de cooperação entre as marcas. Outra influência desse conceito aparece nos espaços que as pessoas ocupam, casas, escritórios, entre outros. Como a vida urbana é muito cara, além das pessoas viverem juntas, os ambientes urbanos hoje são cada vez mais integrados, não só na já muito comentada integração de sala-cozinhas-varandas-quartos, mas também deve-se pensar que hoje as pessoas fazem tudo em casa, inclusive trabalham.
Smart-Material – Novos materiais
A tendência abraça as novas tecnologias para a criação de materiais, texturas, cores e formas diferentes e inéditas. É o fascínio da superfície, das texturas... Seja na moda ou na indústria, os materiais inteligentes estão moldando nossas vidas. Recursos específicos como mudança de cores, sensações intensivas ou efeitos especiais criam um aspecto único. Novos materiais estão emergindo a partir de novas tecnologias e precisam ser explorados.
Up-Cycling – A segunda vida
Sustentabilidade e uso inteligente de recursos é algo que cada vez mais importa para as pessoas. O Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Dessa maneira, é ótimo quando os materiais experimentam um segundo ou mesmo um terceiro ciclo de vida, seja quando um produto é produzido a partir de outro que não seria mais utilizado ou então quando as marcas encontram maneiras de alongar o ciclo de vida de suas criações.
Non-Conform – Imperfeição como padrão estético
Imperfeição em vez de perfeição. É algo para que as marcas precisam se abrir. Com tudo a ser digitalizado, queremos que as coisas permaneçam imperfeitas, que as pessoas que aparecem nas propagandas sejam como a gente. Na decoração, há uma beleza na imperfeição e aparente desorganização dos elementos. Mesmo os móveis e acessórios fabricados industrialmente aparecem no estilo “faça você mesmo” e mostram vestígios de uso individuais. Design e mobiliário de interiores permanecem imperfeitos de propósito. Dentro desse conceito, não falamos mais em elementos rústicos, mas em elementos “naturais”.
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