Franquia de móveis fatura mais de R$ 20 mi e mira expansão no Sul
A startup MUMA, marketplace de móveis e peças de decoração com design autoral, fechou 2023 com faturamento de R$ 20,3 milhões, 31% a mais que o ano anterior e segue ascensão muito acima do setor, que viu uma tímida recuperação de 7% desde a crise na pandemia.
"O crescimento da MUMA é resultado de uma combinação estratégica de diversos fatores. Desde a abertura da marca para o modelo de franquias até a inauguração da Guide Shop Moema, passando pela expansão do mix de produtos e pelo investimento bem-sucedido em vendas corporativas", destaca Matheus Ximenes Pinho, CEO e curador da MUMA. "Celebramos dez anos de história em 2024 e acumulamos valiosos insights sobre nosso público e as dinâmicas do mercado, como a crescente demanda por móveis adaptados a espaços reduzidos, como estúdios e apartamentos compactos. Além disso, mantemos uma curadoria rigorosa de talentosos criadores de todo o país, com o propósito de impulsionar suas peças no mercado. Esses elementos combinados criam um ambiente propício para o nosso crescimento sustentável", completa.
Franquias
Ao garimpar produções criativas, artesanais e contemporâneas, a MUMA democratiza o acesso a peças de personalidade única, enaltecendo a cultura brasileira. Compreendendo cada vez mais a importância da integração entre o mundo digital e físico, a MUMA adota um modelo 'figital'. Operando no sistema de shipping, a empresa desfruta da flexibilidade de custos reduzidos e da ampla capilaridade em todo o país. Além disso, como um marketplace, se beneficia da capacidade de utilizar dados para compreender os padrões de consumo dos clientes. Em abril de 2023, a MUMA deu mais um passo em sua trajetória ao ingressar no mercado de franquias, assinando contrato para sua primeira unidade franqueada em Recife (PE). Este ano, a MUMA planeja abrir novas lojas, em especial nas capitais da região Sul do país: Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).
Negócios B2B
A expansão no segmento de móveis corporativos foi outro marco significativo no crescimento da MUMA. "Em valores, nossas vendas corporativas cresceram 41,15% em 2023, representando um aumento expressivo nessa fatia de mercado.
Segundo Matheus, esse desempenho no segmento B2B é fruto do compromisso contínuo da MUMA em oferecer experiências de compra diferenciadas aos clientes corporativos, aliado ao conhecimento adquirido ao longo dos anos no atendimento personalizado a empresas e empreendedores.
Nova Guide Shop
Contrariando as tendências de mercado, a MUMA inaugurou em setembro de 2022 uma nova unidade, a Guide Shop, com 450 m². Nesse espaço, os clientes podem explorar diversas opções de personalização de móveis, experimentar diferentes tecidos, cores e estampas, e até mesmo ajustar as dimensões das peças. "Embora possa parecer contraditório investir em espaços físicos em uma era digital, esses locais de experiência desempenham um papel significativo no faturamento e na experiência do cliente", explica Matheus.
Fiel à Missão
Além de um modelo de negócio robusto, a MUMA permanece fiel à sua missão, visão e valores fundamentais, alinhados com as tendências globais de sustentabilidade e valorização de produtos e designers nacionais. A empresa também mantém um time diversificado e altamente capacitado para atender às necessidades de todos os clientes.
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