Fusão entre Mobly e Tok&Stok é um “abraço de afogados”?
Ari Bruno Lorandi comenta sobre a fusão da Tok&Stok com a Mobly. Na noite de quinta-feira, 8, a Mobly anunciou o acordo com acionistas controladores da Tok&Stok para ser controladora da empresa, gerando a nova líder no mercado de móveis e decoração, com receita anual estimada de R$ 1,6 bilhão.
A Tok&Stok possui 50 lojas (com receita de vendas de pouco mais de R$ 1 bilhão em 2023) em 21 estados e no Distrito Federal. A Mobly tem 20 unidades (e receita de R$ 246 milhões), já que sua atuação se concentra nos canais digitais (onde obteve receita de R$ 527 milhões em 2023).
A Tok&Stok tem dívida de R$ 450 milhões e entrou em recuperação extrajudicial, enquanto a Mobly teve prejuízo de R$ 21 milhões no primeiro trimestre. Os dados do 2º trimestre serão divulgados dia 14, quinta-feira.
Lorandi pergunta: Qual a expectativa para o futuro das duas empresas? Um dos cofundadores da Mobly e diretor financeiro da empresa, Marcelo Marques, afirma que a aquisição da Tok&Stok pela sua empresa está longe de ser um ‘abraço de afogados’ de duas empresas com poucas perspectivas, como afirmaram alguns especialistas em varejo”.
Lorandi conclui: O resultado que aparecerá no futuro está 100% dependente de gestão e isso, até agora nenhum dos dois mostrou alguma competência.
O programa 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi traz também uma entrevista de Luiz Carlos Pimentel, presidente do Sindusmobil, que fala sobre a queda na produção de móveis em Santa Catarina. O estado fechou 2023 com recuo de 16,6% e até junho a redução é de 14,4% sobre igual período do ano anterior, ou seja, em um ano e meio acumula queda de mais de 30%.
Por falar em mercado de móveis, outro assunto trazido por Lorandi é o preço do mobiliário no varejo, que segue bem-comportado. A maior alta até julho é do segmento de móvel para quarto, com 1,69% para um IPCA geral de 2,87%. Dos cinco segmentos de móveis pesquisados, colchão apresenta a maior queda com -2,82%, seguido de cozinhas, salas e infantil. O IPCA de móvel no acumulado de 7 meses é de apenas 0,58%.
Lorandi também destaca a Duratex e os seus resultados do segundo trimestre de 2024, em que obteve lucro líquido 'recorrente' com avanço de 41,2% em comparação com igual período do ano passado, alcançando R$ 126,3 milhões. Painéis de Madeira foi o que gerou mais vendas com 13% de expansão.
Confira o programa completo no player acima!
Comentários