Gazin é a melhor na gestão de pessoas em 2015
A Gazin, com sede em Douradina (PR), ganhou o prêmio A Melhor na Gestão de Pessoas de 2015, concedido em São Paulo pela revista "Valor Carreira". A empresa foi a grande campeã entre os 35 destaques da pesquisa feita pelo Valor em parceria com a consultoria Aon. No cargo há apenas dois anos, o presidente Osmar Della Valentina explica que as lojas continuam a ser abertas para manter o nível de faturamento. A rede vai fechar 2015 com 18 novas lojas. O desbravamento de novas "fronteiras" segue a mesma lógica empregada pelo fundador, o já lendário Mário Gazin, hoje presidente da holding do grupo e palestrante requisitado em todo o Brasil.
Para enfrentar o aumento de inadimplência que o varejo sofreu este ano, a política da Gazin foi reduzir as vendas feitas sem o pagamento de entrada. O benefício ficou restrito a quem já tem histórico de bom pagador na própria empresa. Em relação ao próximo ano, a expectativa de Della Valentina é que o faturamento seja igual ao de 2015. Para o país como um todo, no entanto, o executivo não é tão otimista. Na sua opinião, o cenário vai clarear apenas em 2018. No grupo, as mais modernas técnicas de gestão e administração são colocadas em prática. "Costumamos frequentar os principais eventos realizados no Brasil", conta Della Valentina. "Acredito que participo mais que outros empresários de grandes centros", afirma, enquanto inspeciona a instalação de uma nova esteira na fábrica de colchões em Douradina, após chegar de uma viagem a Bahia.
De acordo com o executivo, a Gazin investe na comunicação e na transparência, compartilhando resultados, dificuldades, novidades e conquistas. O ambiente de trabalho também tem suas particularidades, ao menos para quem não é do ramo. Não há salas fechadas nem divisões internas: todos, incluindo o presidente, trabalham no mesmo espaço, uma imensa sala bastante clara e arejada. As expectativas e objetivos são alinhados em reuniões constantes. "Elas servem para que todos entendam que estamos juntos e em clima de confiança. Precisamos otimizar talentos e aumentar a competência para sermos os melhores do mercado", enfatiza Della Valentina. Para completar, a UniGazin (Universidade Corporativa Gazin) aplica mais de 3 mil horas de treinamento por ano para turmas levadas a Douradina de todos os estados em que o grupo atua.
Todos os anos, em janeiro, as metas definidas pelo planejamento estratégico do grupo são comunicadas a todos os funcionários durante uma palestra que inclui detalhes sobre a filosofia e os rumos traçados para a empresa. Os participantes também recebem uma cartilha com as metas, para aumentar a compreensão do que se espera de cada um. Tudo vale prêmios, como viagens internacionais. Ao lado de uma série de benefícios tradicionais e do incentivo educacional, que restitui um mínimo de 50% dos gastos com cursos de graduação e pós-graduação, chegando a 100% para os bons alunos com notas superiores a 8, o grupo Gazin oferece cursos e treinamentos extracurriculares voltados ao meio ambiente e ao lazer, por exemplo. Além disso, há um programa de bonificação por tempo de serviço e salários pelo menos 20% superiores aos do mercado.
Incentivos não faltam, mas o que mais funciona mesmo, segundo Della Valentina, é a materialização de oportunidades que podem ser aproveitadas e testemunhadas entre os colegas. São comuns, por exemplo, as histórias de crescimento, de promoção ou inclusão em programas de formação gerencial. Os gestores, desse modo, são incentivados e cobrados para trabalharem na formação de líderes em suas equipes. Os gestores em desenvolvimento, por sua vez, são constantemente avaliados e recebem feedback formal como parte do Plano de Desenvolvimento Individual.
Com informações do Valor
Comentários