Gestão de bancos pode aumentar limite de cartões de crédito
Segundo um levantamento realizado pela Serasa Experian - datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude – há espaço para que bancos ampliem seu ganho potencial e minimizem os riscos de insolvência por meio de uma gestão mais apurada dos clientes que já estão em sua carteira e que possuem cartão de crédito.
Com uma análise customizada por perfil, unindo dados exclusivos e de mercado com a capacidade de inteligência analítica, é possível verificar que há espaço para ampliação do limite de 27% dos clientes de quatro instituições financeiras. Entre as variáveis analisadas, o Score é uma delas que compõe a análise individualizada, trazendo ainda mais precisão. Verificou-se que score médio desses CPFs é de 798 pontos, considerado “muito bom” na classificação e que amplia as chances de obtenção de crédito no mercado.
Em valores, com um montante atual de 4,9 bilhões de reais, os correntistas teriam um potencial de aumento de limite em 67%, um incremento de R$ 3,1 bilhões e um total de R$ 8 bilhões em crédito concedido em cartões de crédito.
“A gestão de carteira customizada para a definição de limites de crédito mais adequada a cada perfil de consumidor, traz uma visão 360º desse cliente no mercado é essencial para a rentabilização das IFs, uma vez que é muito mais barato ampliar a oferta para um cliente que você já conhece do que ir em busca de clientes novos. O alto custo de aquisição de novos clientes, em especial para instituições financeiras, é um grande desafio e conhecer mais a fundo seus próprios clientes e fazer a oferta certa para cada um deles pode ser uma das alternativas para gerar mais receita com um custo menor de aquisição, além aumentar a taxa de fidelização e fazer com que ele centralize sua vida financeira naquele banco”, afirma Pedro Braga, diretor de Decison Analytics da Serasa Experian.
Redução de limite contribui para diminuir prejuízos
O estudo traz ainda a parcela da base que possui limites que trazem potenciais riscos de inadimplência. 14% dos CPFs analisados teriam redução, evitando uma possível perda de R$ 500 milhões. O montante total sairia de R$ 1,5 bilhão concedido para 1 bilhão, 33% a menos. Na análise do score dessa parcela, a média obtida fica em torno de 366 pontos, considerado regular e que indica que ainda não é o melhor cenário para a contratação e ampliação de crédito.
“Análise e políticas de concessão de crédito são ciências complexas e sensíveis para todo o mercado e que impactam diretamente no resultado financeiro das instituições. O estudo realizado mostra que existia um risco de inadimplência significativo. A eficiência de uma gestão de carteira de crédito depende de dados confiáveis, especialmente modelados para este objetivo e atualizados para extrair insights extremamente importantes para avaliar a eficácia das políticas de crédito. Por isso, unimos toda nossa expertise para oferecer soluções de negócio baseadas nas diferentes capacidades integradas unindo dados, Analytics e tecnologia diferenciadas que estão proporcionando maior eficiência operacional, financeira, redução de exposição aos riscos e rentabilização para nossos clientes. A gestão de limites é uma das opções de caso de uso da solução Gestão de Clientes que tangibiliza os pontos mencionados acima”, complementa Braga.
Metodologia
Os números são resultado de um estudo feito com base em resultados obtidos com a solução integrada Gestão de Clientes usando como ponto de partida cases de quatro instituições financeiras adeptas da plataforma.
A análise é feita por meio de uma avaliação estratégica e individualizada da base fornecida, unindo dados exclusivos e de mercado com a capacidade de inteligência analítica, possibilitando imprimir uma visão ampla do potencial de seus clientes por CPF e/ou CNPJ. Com isso, é possível sugerir aumento de limite de cartão de crédito, diminuição do limite ou mantê-lo da forma. Cada CPF ou CPNJ recebe ainda um indicador de quanto deveria ser essa ampliação ou redução. Outros segmentos como varejo e seguradoras, por exemplo, também já são adeptos da solução Gestão de Clientes.
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