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Gestão de varejo pede inovações tecnológicas

Por Natalia Concentino - 11 de Junho 2019

Com a chamada Nova Economia e todos os conceitos e mudanças que surgiram no mercado, o setor varejista também foi afetado e tem de se adaptar às novas formas de venda e aos desejos por facilidade e bom relacionamento apresentados pelos clientes, principalmente aqueles que pertencem às novas gerações. Um bom software de gestão pode ser uma plataforma tecnologicamente essencial para o sucesso do varejo nos próximos anos, principalmente no ramo moveleiro, mas o problema é que ainda existem muitos comerciantes que não fazem uso dessa tecnologia a seu favor.

Cleber Piçarro, diretor da empresa mineira Nérus – que trabalha com softwares de gestão, reconhece uma carência muito grande no varejo de móveis e eletrodomésticos em relação ao uso de plataformas que permitam um melhor relacionamento com os clientes que compram nos meios físicos e virtuais. “Existe ainda essa carência em relação ao uso de softwares que possam ajudar a fazer uma conexão melhor entre o consumidor e o lojista, tanto para as lojas físicas como virtuais. Hoje, têm maneiras de se identificar as preferências de cada comprador e tratá-lo de uma forma com que ele se sinta único, fazendo campanhas direcionadas e o atraindo para a loja”, aponta.

Com o pensamento voltado aos serviços, o cliente acaba ganhando destaque e sendo o centro das atenções na hora em que o lojista planeja as formas de vender. Conseguir usar diversas plataformas para isso é uma virtude. “Deve haver uma integração da loja física com a online, para isso desenvolvemos o software Nérus O², que vai permitir que essa integração ocorra, trabalhando a venda online, o e-commerce, marketplace e as lojas físicas que antes eram vistos cada um em separado”, explica Cleber.

Fazer esse tipo de gestão sem uma ferramenta adequada pode ser complicado, tornando-se um empecilho na hora de expandir a loja. Afinal, controlar estoques, fluxo de caixa e produtos que estão sendo comercializados não é mais como antigamente, o software auxilia tanto no comércio físico como no digital. “Comprar, estocar, fazer vendas com serviços agregados (caso dos produtos com garantia estendida), entregar e montar móveis, não pode acontecer de maneira falha. Isso prejudica a relação com o consumidor”, alerta o diretor da Nérus. A ideia é que todos esses processos sejam controlados por meio de um único sistema, o que facilita e muito a vida do lojista.

Varejistas que trabalham com móveis planejados não estão de fora dessa nova realidade, inclusive, a Promob, empresa do Rio Grande do Sul, desenvolveu o Promob Manager, software para gerir esse tipo de loja. “Hoje, é praticamente uma obrigação do lojista ter uma ferramenta capaz de agilizar e facilitar na hora de gerir as lojas de móveis planejados. São vários fatores que devem estar integrados para que tudo corra bem, afinal todo projeto de móveis acontece em várias etapas, desde o orçamento até a entrega e, por trás de tudo isso, ainda existe o controle financeiro de cada loja”, detalha Felipe Maciel, diretor de marketing e vendas da empresa.

Leia a reportagem que saiu na nossa revista digital na íntegra clicando aqui.

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