Biden atua em favor do setor moveleiro, enquanto por aqui...
A Home Furnishings Association (HFA) está envolvendo os legisladores norte-americanos em relação as interrupções na cadeia de suprimentos que afetam atualmente os varejistas de móveis. Recentemente o CEO da HFA, Mark Schumacher, redigiu uma carta ao presidente Biden enfatizando a necessidade urgente de alívio da cadeia de suprimentos e a necessidade de ajudar a desenvolver soluções. O presidente Joe Biden imediatamente emitiu uma Ordem Executiva direcionada aos Departamentos de Comércio, Agricultura e Transporte instando-os a examinar atrasos na cadeia de suprimentos e soluções para ajudar as empresas e consumidores americanos. A HFA está incentivando ações da cadeia de suprimentos do governo para lidar com atrasos e taxas adicionais cobradas de varejistas de móveis residenciais que, em última análise, aumentam os custos para os consumidores.
Fretes marítimos
Recentemente, a administração Biden envolveu a HFA e outras partes interessadas para discutir práticas injustas usadas por transportadoras marítimas relacionadas a taxas de sobre estadia e detenção que se acumularam à medida que os portos foram bloqueados. Com base em uma reunião anterior do HFA com a Federal Maritime Commission (FMC), a Ordem Executiva incentivará o FMC a tomar medidas agressivas de fiscalização contra os remetentes que cobram taxas excessivas. A esperança da entidade é que esta ação proporcione um alívio para os varejistas de móveis que enfrentam aumentos de 500% nas taxas dos contêineres.
Transporte terrestres
Além das questões de frete marítimo, a Ordem Executiva direcionará o Conselho de Transporte de Superfície a examinar a consolidação da indústria ferroviária e o impacto que isso tem sobre a concorrência doméstica. Os membros da HFA relatam atrasos em ferrovias e caminhões que também contribuem para os backups significativos nos portos, desacelerando o movimento de mercadorias de navios para transporte modal dentro dos EUA.
Os varejistas de móveis continuam sendo um indicador-chave da recuperação econômica, mas esses problemas da cadeia de suprimentos ameaçam impactar negativamente essa tendência. A HFA destaca o foco contínuo da administração Biden, membros do Congresso e funcionários nas políticas e iniciativas para combater esses problemas. “Esperamos trabalhar com todos os principais interessados até que a situação seja resolvida”, acrescenta a nota da HFA.
É extremamente recomendável que ações enérgicas como esta adotada pelo presidente Biden também sejam implementadas no Brasil onde, até agora, nenhuma medida concreta ocorreu para minimizar os graves problemas enfrentados pela cadeia moveleira e colchoeira com relação ao suprimento de matérias-primas e insumos.
Comentários