Governo lança site para reclamações
Por Edson Rodrigues
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27 de Junho 2014
A partir de um cadastro com dados pessoais no endereço www.consumidor.gov.br, o usuário poderá descrever sua reclamação em um espaço de até três mil caracteres. A empresa terá dez dias para responder a queixa. O usuário, então, dará uma nota de a 1 a 5 para o atendimento. À exceção de números de documentos de identidade, todos os dados do diálogo ficarão na internet para avaliação pública.
A plataforma de informações também permitirá uma série de indicadores e rankings positivos e negativos de empresas, que o governo promete manter online. Os maiores bancos (campeões absolutos de queixas), operadoras de telefonia fixa e móvel (vice-campeão), lojas de varejo, companhias aéreas e outros fornecedores de serviços aderiram ao projeto.
No início, o site atenderá consumidores do Distrito Federal e de 11 estados incluindo Rio e São Paulo, que representam 62% da população. A partir de 1º de setembro, o serviço terá cobertura nacional. Uma portaria que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá assinar nesta sexta, em Brasília, oficializa o novo site. A portaria será publicada na segunda-feira (30), no Diário Oficial da União. Até o dia 5 de julho, início do período eleitoral, o governo divulgará campanhas para popularizar a plataforma.
Com informações do Estado de S. Paulo
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