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Governo lança site para reclamações

Por Edson Rodrigues - 27 de Junho 2014
Na sexta-feira (27), o governo apresentou uma ofensiva para transferir as queixas mais frequentes dos consumidores das filas dos Procons para um site. Técnicos da Secretaria de Defesa do Consumidor elaboraram um espaço virtual de intermediação de conflitos entre fornecedores e compradores, que já esta em funcionamento na rede.

A partir de um cadastro com dados pessoais no endereço www.consumidor.gov.br, o usuário poderá descrever sua reclamação em um espaço de até três mil caracteres. A empresa terá dez dias para responder a queixa. O usuário, então, dará uma nota de a 1 a 5 para o atendimento. À exceção de números de documentos de identidade, todos os dados do diálogo ficarão na internet para avaliação pública.

A plataforma de informações também permitirá uma série de indicadores e rankings positivos e negativos de empresas, que o governo promete manter online. Os maiores bancos (campeões absolutos de queixas), operadoras de telefonia fixa e móvel (vice-campeão), lojas de varejo, companhias aéreas e outros fornecedores de serviços aderiram ao projeto.

No início, o site atenderá consumidores do Distrito Federal e de 11 estados incluindo Rio e São Paulo, que representam 62% da população. A partir de 1º de setembro, o serviço terá cobertura nacional. Uma portaria que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá assinar nesta sexta, em Brasília, oficializa o novo site. A portaria será publicada na segunda-feira (30), no Diário Oficial da União. Até o dia 5 de julho, início do período eleitoral, o governo divulgará campanhas para popularizar a plataforma.

Com informações do Estado de S. Paulo

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