IMG-LOGO

Governo prorroga redução do IPI para 2013

Por Edson Rodrigues - 20 de Dezembro 2012
A alíquota mais baixa do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), para automóveis, produtos da linha branca e móveis que venceria em dezembro deste ano foi prorrogada pelo governo nesta quarta-feira. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a prorrogação se estenderá por seis meses, mas em vários casos, a alíquota do IPI começará a subir em janeiro.
Mantega informou também que pretende fazer desonerações de R$ 40 bilhões em 2013. A renúncia fiscal com a desoneração do IPI no caso dos móveis, R$ 650 milhões. A alíquota normal para móveis e painéis, que era de 5%, passou para zero com a redução de tributos. Segundo o governo, assim permanecerá em janeiro, passando para 2,5% entre fevereiro e junho de 2013, quando volta à alíquota normal.
Para laminados (PET, PVC e alta resistência), a alíquota normal do IPI era de 15% e recuou para zero com a desoneração. Segundo o governo, permanecerá em zero em janeiro, subindo para 2,5% entre fevereiro e junho do próximo ano.
Para luminárias, a alíquota normal de 15% do IPI, passou para 5% e assim fica até o fim de janeiro, avançando para 7,5% entre fevereiro e junho. No caso do papel de parede, a alíquota normal de 20% caiu para 10%, e permanecerá neste patamar, segundo Mantega.

Comentários