Guedes sinaliza reduzir tarifas para importação de aço. Isso é bom
A fala de Paulo Guedes, ministro da Economia, durante live do Valor sobre a potencial redução das tarifas de importação de aço abalaram as ações de siderúrgicas na sessão desta quarta-feira (14).
Segundo o ministro, representantes do setor de aço fizeram um acordo informal com o governo para não subir preços até o fim do ano. Por outro lado, disse o ministro, “eles aceitam uma queda de 10% na tarifa de importação. Nós já tínhamos avisado que faríamos isso”, disse.
Guedes apontou que as medidas teriam sido tomadas em contexto de demanda aquecida por aço diante do ”boom” do setor de construção enquanto a oferta sofre restrições, uma vez que a atividade das siderúrgicas foi contida durante a pandemia, com fornos desligados. O ministro afirmou que as importações têm aumentado e as exportações diminuíram nessa “disputa”, além de apontar que está em contato, tanto com representantes da construção civil quanto da cadeia de aço.
Em comentário inicial, o BTG também aponta que a questão é o tamanho da redução potencial de tarifas de importação; o banco também tem informações de redução da tarifa em 1,2 ponto.
“Se isso for confirmado, parece ser melhor do que as manchetes sugerem e resultaria em impactos mínimos para o setor. Mas a redução na tarifa de 1,2 ponto percentual não seria uma virada de jogo. Já assumimos no nosso modelo uma moderação de preço de 5% no segundo semestre e de aproximadamente 15% em 2022 – então já somos conservadores”, afirmaram.
(Com informações InfoMoney)
Comentários