IA generativa melhora fotos de produtos na indústria de móveis
Se você já comprou um sofá em uma loja on-line, já pensou nas casas que você pode ver ao fundo? Quando chega a hora de lançar uma nova coleção, as marcas de móveis geralmente gastam uma pequena fortuna em sessões de fotos. É um processo trabalhoso e caro, pois não é fácil mover os móveis.
É por isso que uma startup francesa chamada Presti está usando IA generativa para transformar uma única imagem de produto em uma foto realista. A empresa já levantou uma rodada inicial de US$ 3,5 milhões liderada pela Partech com vários enterprise angels também participando.
“Muito rapidamente, pegamos o telefone e falamos com 50 usuários em potencial”, disse o cofundador e CEO da Presti, Nabil Toumi, ao TechCrunch. “E todos estavam dizendo a mesma coisa. Criar visuais de produtos period é um processo que levava muito tempo, custava muito dinheiro e eles não tinham uma solução simples para criar essas fotos. Ao mesmo tempo, period é realmente o ativo mais importante para as marcas para que pudessem criar uma identidade única e vender on-line.”
Presti transforma isso:
nisso:
No início, a Presti não restringiu seu foco a empresas de móveis. Mas a startup rapidamente percebeu que as empresas de móveis enfrentavam alguns pontos problemáticos particularmente difíceis.
“Para uma sessão de fotos, eles precisavam alugar uma casa authorized, eles precisavam transportar produtos — então eles tinham altos custos de logística associados a isso. E essas sessões de fotos eram planejadas com meses de antecedência e acabavam custando centenas de milhares, até milhões de euros por ano”, disse Toumi.
Em seu núcleo, o Presti usa o Steady Diffusion XL como seu modelo de base. Ele foi retreinado e ajustado para que funcione particularmente bem para imagens de produtos na indústria de móveis.
No início, a equipe tentou usar uma versão vanilla do Steady Diffusion XL. Mas eles rapidamente perceberam que havia problemas. “Você terá pernas adicionadas ao seu sofá, e o encosto ficará distorcido”, disse Toumi. Da mesma forma, foi difícil obter a perspectiva correta. Por exemplo, a parede atrás do sofá precisa ser paralela ao sofá.
“Ao mesmo tempo, algo que é realmente importante é o conjunto de dados no qual treinamos nosso modelo. Atualmente, temos mais de 75.000 imagens de fotos de móveis de altíssima qualidade em nossa indústria, que podemos usar para treinar nosso modelo para reforçar o processo de aprendizado para um caso de uso específico, para esse tipo de fotos”, disse Toumi.
Presti não queria parar na geração de fundo. Os clientes também podem adicionar acessórios em seus produtos. Por exemplo, se você estiver gerando fotos de produtos para um novo sofá, você pode adicionar almofadas. Essas almofadas projetarão uma sombra realista no sofá para que elas não pareçam algo que foi adicionado no Photoshop.
Da mesma forma, marcas de móveis geralmente têm diversas variações do mesmo modelo com diferentes texturas e cores. Embora isso ainda seja um trabalho em andamento, a Presti espera que seus clientes consigam trocar os materiais usando sua ferramenta. Como resultado, será muito mais fácil lançar novos produtos para empresas que usam a Presti. Fotógrafos freelancers não vão gostar desse novo produto, no entanto.
Embora a Presti trabalhe principalmente com empresas de móveis de médio porte, ela também tem uma parceria estratégica com a Maisons du Monde, que é uma das maiores varejistas de móveis da França. Além da Partech, outros investidores na startup incluem Thibaud Elzière, Maxime Brousse, Abou Laraki, Rémi Lemonnier e Julien Hirth.
Fonte: https://techcrunch.com/ | Tradução: seriesdomomento.com.br
Comentários