Ibevar prevê melhora da economia no 2º tri
Pesquisa de Intenção de Compra, realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), estima que a evolução nas vendas do varejo até junho seja de 5,65%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o levantamento, a melhora é reflexo da baixa taxa de inflação, queda no índice de inadimplência e a recente escalada do dólar. O diretor vogal do Ibevar, Nuno Fouto, que é um dos responsáveis pela pesquisa, conta que “é necessário considerar os fatores conjunturais e a sazonalidade para explicar o resultado positivo sobre a intenção de compra para o segundo trimestre do ano”.
O balanço mostrou também que, em janeiro de 2017, o volume de itens comercializados era equivalente a 84,8% do registrado em 2014. Um ano depois, esse número subiu para 88,9%. Nuno explica que alguns fatores são decisivos para estimular a construção de um clima propício ao consumo, como o baixo nível do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA), que está em 2,84% em 12 meses, e a renda familiar, menos afetada pela inflação.
Já nos canais digitais, a pesquisa revelou que a intenção de compra dos internautas para o segundo trimestre de 2018 é a mais alta, se comparada com os três últimos anos para esse período, chegando a 88,6%. “Há uma grande tendência em comprar pela internet, em relação às lojas físicas, pois os consumidores digitais estão habituados e possuem uma certa frequência em utilizar a plataforma”, completa o diretor do Ibevar.
Comentários