IMG-LOGO

IBGE avalia positivamente desempenho do varejo

Por Edson Rodrigues - 17 de Janeiro 2013
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a desaceleração do ritmo de aumento das vendas do comércio varejista na passagem de outubro para novembro não indica perda de fôlego do setor. A alta passou de 0,8% em outubro para 0,3% em novembro, na comparação com o mês anterior.
"Olhando para as atividades, percebe-se que realmente não há fundamento para apontar uma perda de fôlego do varejo", afirmou Aleciana Gusmão, técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. Na avaliação do instituto, a expansão das vendas do comércio varejista restrito deve fechar o ano passado ao redor da taxa já acumulada nos últimos 12 meses até novembro, de +8,6%.
Ela aponta a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a estabilidade do emprego, o aumento de renda do trabalhador e a disponibilidade de crédito como impulsionadores dos bons resultados, obtidos, sobretudo nas atividades de móveis e eletrodomésticos, veículos e hipermercados. "O comércio está com um desempenho considerável, e, de certa forma, o consumo das famílias está sendo preponderante para estimular o crescimento econômico no ano de 2012."
Pesquisa
Outro estudo, no caso o da Kantar Worldpanel, aponta que o terceiro trimestre de 2012 apresentou um crescimento tímido, o que confirma a tendência de 2012 de um ano marcado pela desaceleração do consumo. Contudo, os lares estão mais equipados, apontando força em móveis e eletros. 

Comentários