IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Ibope lança ferramenta que mede merchandising

Por Edson Rodrigues - 24 de Maio 2012
O Ibope Media lança o Merchanview, serviço que mede as ações de merchandising na TV. Com uma nova métrica, criada em parceria com as emissoras de TV e agências de publicidade, o Merchanview vai monitorar as ações em cinco redes de TV (Band, Globo, Record, Rede TV e SBT), reportando o investimento publicitário e a audiência com base no Painel Nacional de Televisão (PNT). “Com critérios padronizados para valoração de acordo com tipo da ação e gêneros de programa, o Merchanview será a nova régua para medição de merchandising”, explica Melissa Vogel, diretora de marketing da unidade Monitor do Ibope Media.

Veja também Artefama emplaca móveis em novela das 7 da Globo

O produto estará disponível para o mercado a partir de junho, mas o Ibope Media realiza a medição desde janeiro. Do início do ano até 30 de abril foram contabilizadas 7.860 ações. No total, foram 625 anunciantes, em 112 programas. Ao longo do período analisado foram expostos 1.112 produtos. O Merchanview mostrou que 50% das inserções foram em programas femininos e de auditório. Os reality shows tiveram 315 inserções, que corresponderam a 10% dos investimentos totais e 18% do GRP (Gross Rating Points, ou pontos de audiência bruta). Já as novelas tiveram 164 inserções, com 6% do investimento e 15% do GRP do período.

No segundo semestre deste ano, o Merchanview passará a fazer parte do Monitor Evolution, plataforma que mostra os investimentos publicitários nos meios de comunicação.

Clique aqui para saber mais sobre o Merchanview 

Comentários