IMG-LOGO

IDV confirma a manutenção no crescimento de vendas

Por Edson Rodrigues - 21 de Outubro 2013
O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) antecipou novamente as previsões de vendas, já em julho, e com assertividade, ao apontar um crescimento de 6,2% em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Este índice foi exatamente o mesmo da Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE), divulgada em 15 de outubro. O resultado surpreendeu positivamente o mercado e confirmou a precisão da estimativa do IAV-IDV, estudo realizado mensalmente com os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Já setembro manteve a recuperação verificada em agosto, devido, principalmente, ao arrefecimento da inflação e à manutenção da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para móveis e eletrodomésticos. Os associados apontam para setembro um aumento de 5,1% nas vendas, também em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Com a manutenção das alíquotas reduzidas do IPI para linha branca e móveis, além do início do programa governamental “Minha Casa Melhor”, os associados estimam que o segmento de bens duráveis retome taxas significativas de crescimento, com alta de 10,2% em setembro e 5% em outubro. Para os meses seguintes, as estimativas situam-se em 6,1% e 6,3%, respectivamente.

Comentários