IED anuncia curso com módulo na Amazônia sobre design brasileiro
No dia 17 de outubro o Istituto Europeo di Design abriu as inscrições para o curso Design de Mobiliário Brasileiro, adicionando um módulo especial de intercâmbio que leva estudantes para experiência na Amazônia. A formação ocorrerá em formato híbrido na unidade carioca do Instituto, às terças e quintas, das 19h às 22h.
Com raízes no Brasil desde 2005, as unidades de São Paulo e Rio de Janeiro do instituto oferecem cursos de Graduação, Extensão, Pós-graduação, oficinas e academias nas áreas de design, artes, moda e comunicação.
O curso de Design de Mobiliário Brasileiro é categorizado como de longa-duração e oferece aos estudantes a oportunidade de explorar diferentes materiais, texturas e formas na criação de projetos que valorizam a identidade cultural brasileira.
"Toda a imersão apresentada no decorrer do curso é voltado para os preceitos de sustentabilidade e inovação presentes no mercado", diz Gianfranco Pisaneschi, Diretor do IED Brasil.
Após mergulharem em aulas como imersão ao design mobiliário na história, apresentação projetual, conhecimento em novos materiais, ergonomia, detalhamento projetual, sustentabilidade, design thinking e tecnologia, os inscritos serão levados à Amazônia para uma experiência real de produção com as comunidades locais. Também fazem parte do roteiro visitas à maior madeireira do Amazonas, e a RDS Uatumã, terminando com uma imersão em propriedade de manejo florestal.
Pedro Galaso, coordenador do curso, explica que ao ser apresentado à proposta pensou no que acredita ser os três pilares do design brasileiro para compor o quadro das disciplinas: tecnologia, cultura através dos insumos nacionais, e potencial fabril de todo o território. "O intuito é minimizar as possíveis frustrações aos futuros designers, e uma vez conhecendo todo o potencial que o Brasil pode oferecer, os desenhos terão história e essência brasileira", afirma.
Ao lado de Pedro, o corpo docente também possui nomes como o designer e curador Bruno Simões, o fotógrafo Denilson Machado, a jornalista Joana Dale, o designer Gustavo Bittencourt, a arquiteta e urbanista Heloísa Dallari e outros.
O curso
Com duração de 230 horas aproveitadas no formato híbrido, o investimento para cursar Design de Mobiliário Brasileiro no IED é de 15 parcelas de R$ 1.864,33 [até a publicação deste conteúdo] — e se encontra disponível no período noturno, como curso de longa duração.
Os inscritos passarão por três módulos antes do intercâmbio, que podem ser lidos em conjunto com a metodologia, jornada e descrição de docentes, na aba de inscrição do curso.
O intercâmbio à Amazônia ocorre ao final do programa, com ponto de partida na cidade de Manaus, partindo para Mil Madeiras, depois município de Itapiranga, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã e, por fim, a imersão em área de manejo florestal.
Fonte: Casa e Jardim
Comentários