Ikea cria showroom em carro autônomo
Em vez de percorrer alguns quilômetros para ir a uma loja, imagine se tivesse um carro cheio de móveis pré-selecionados que viaja, de forma autônoma, até o local onde você está. A varejista sueca Ikea, líder mundial no segmento de móveis, está prestes a tornar isso uma realidade. Esta semana, o laboratório de inovação da empresa, o Space10, anunciou que está estudando como será o futuro com carros autônomos. Inclusive já foram iniciados testes com uma espécie de showroom privado que vai até a residência do cliente.
Em colaboração com o estúdio de design Foam, o laboratório do Ikea lançou um conjunto de sete carros modelos, destinados a ajudar as pessoas a pensar sobre como os interiores dos carros podem mudam quando falamos de carros autônomos. Entre eles, há um carro que é uma loja, outro que é um supermercado, um café e um hotel, que as pessoas podem ver em realidade aumentada, através da aplicação da Space10. Quanto ao design, o interior dos veículos é relativamente simples, caracterizado pelo minimalismo sueco, com linhas curvas e limpas.
Na visão da empresa sueca, os carros autônomos vão mudar radicalmente a forma como ainda vemos os carros, tanto por fora como por dentro. No interior, vão oferecer uma gama de serviços como, por exemplo, coworking ou entretenimento no trânsito. “O dia em que veículos totalmente autônomos atingem as nossas ruas é o dia em que carros não são mais carros. Eles podem ser qualquer coisa”, afirmou o cofundador da Space10, Simon Casperson.
Em breve, “o futuro do interior dos carros será bem mais parecido com o design dos espaços de convivência do que com qualquer coisa específica para o transporte”, disse o gerente de inovação da Ikea, Göran Nilsson. “De repente é uma área em que temos muita experiência”, acrescentou, assumindo que poderá ser uma nova área de negócio no futuro.
Os carros modelos do Space10 são mais uma prova de que a empresa está sempre se antecipando nas futuras tendências à medida que os hábitos de vida vão mudando. Além das várias possibilidades de interiores que os carros autônomos oferecem, a Ikea tem desenvolvido muitas outras inovações em seus negócios.
A empresa tem se concentrado na rapidez com que a urbanização, aliada à transformação digital, mudará a maneira como vivemos. O catálogo de 2018 da Ikea apresentava, por exemplo, um estúdio para uma mãe solteira, onde o quarto da criança era literalmente um armário, e a legenda que acompanhava a foto dizia “Esta geração não acredita em paredes de qualquer maneira”.
Discretamente representada no catálogo anual, a Ikea antecipou também a decoração dos micro apartamentos, aqueles que a maioria dos millennials pode pagar se quiser viver no centro da cidade.
E, se preferir mudar de planeta, a Ikea até estudou como é que as pessoas podem viver em Marte. Com essa pesquisa, a empresa espera conseguir criar produtos específicos para um dia levar a Ikea literalmente à um patamar fora deste planeta.
Comentários