Ikea e Space10 lançam site para repensar o design de interiores
A chave para um ótimo design geralmente está no processo de imaginação. Afinal, quase todo grande produto e inovação veio a partir de uma pergunta simples como "e se?". Agora, a IKEA e seu laboratório de pesquisa e design Space 10 estão levando essa ideia adiante, criando um poderoso playground virtual para experimentação.
Chamado de Experiências diárias, o novo site é dedicado a explorar inovações divertidas no mundo do design de interiores. Como resultado de eventos recentes, como o surto da pandemia do COVID-19, a maioria das pessoas se encontra em casa com muito mais frequência do que antes, deixando muitos contemplando peças e layouts diferentes para seus espaços. As Experiências do dia a dia permitem aprimorar essa exploração por meio de vários formatos de mídia.
“O futuro lar deve ser sobre as pessoas primeiro. É um lugar para todos estarem seguros, se sentirem confortáveis e sob controle. A tecnologia está rapidamente se tornando uma parte vital da experiência do cliente IKEA e da oferta de móveis para o lar. Sendo uma marca orientada por valores, focamos nas pessoas e no planeta. Quando entramos em uma nova era digital, também estamos explorando novas maneiras de criar uma vida cotidiana melhor em casa, protegendo a privacidade das pessoas”, explica Fredrik Axén, gerente digital da franquia de negócios essenciais da Ikea.
As experiências apresentadas no site giram em torno de diferentes temas, incluindo design, percepção, controle, captura e reprodução. Algumas das tecnologias incorporadas a esses projetos incluem Inteligência espacial, VR, oclusão e GAN (os dados são processados pelo próprio dispositivo, computador ou servidor local, em vez de serem transmitidos para um data center). Tudo isso pode parecer muito técnico, mas seu objetivo é realmente simplificar os projetos com tecnologia pesada para o proprietário médio usar.
O site guia o usuário através de um catálogo de opções. Por exemplo, você pode estabelecer quantos elefantes caberão em um espaço, por meio do Extreme Measures, um programa amigável e atencioso feito para ajudá-lo a medir dimensões e volume. Usando outro programa chamado Fort Builder, os usuários podem importar itens do dia a dia de suas casas e empilhá-los em um forte, tudo sem preocupação com fundação ou suporte. O aplicativo permite ao usuário derrubar os itens novamente - um simples prazer virtual que não resultará em quebra, perigo ou raiva da mãe.
Aplicações domésticas são outro experimento que realmente permite que os sucos criativos fluam. Use-o para ensinar suas cortinas a abrir e fechar automaticamente com o sol ou a treinar uma lâmpada para medir poluentes no ar. O Sistema de som óptico é um experimento de realidade aumentada que permite ao usuário “ver” as ondas sonoras enquanto viajam pelo espaço. E por falar em espaço, o Spatial Instruments é um protótipo técnico que permite determinar o som que uma sala faria se, de fato, uma sala pudesse falar. Isso é feito digitalizando e construindo sua sala de estar digitalmente. À medida que a câmera se move, os sons mudam à medida que se recuperam de itens pequenos ou grandes, mudando novamente quando você começa a reorganizar as coisas.
O diretor criativo do Space10, Bas Van de Pol, acrescenta que “o lar - especialmente nos dias de hoje - desempenha um papel importante na maneira como desenvolvemos nossas interações e relacionamentos cotidianos. Não é apenas o local em que vivemos, mas o local em que trabalhamos, ensinamos nossos filhos e nos conectamos com o mundo digitalmente. Acreditamos que quanto mais aprendemos sobre a próxima curva de design e inovações tecnológicas, mais podemos ajudar as pessoas a tornar a vida de amanhã em casa e entre si, ainda melhor.
(Com informações Yahoo News)
Comentários