IMG-LOGO

Iluminação comercial em alta

Por Daniela Maccio - 23 de Março 2017

Muitos lojistas não dão a devida importância à iluminação para expor seus produtos, mas a iluminação comercial cumpre um papel importante na hora das vendas. A arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista em arquitetura comercial, esteve na Euroshop 2017, a maior feira da indústria varejista que acontece a cada 3 anos em Dusseldorf, na Alemanha, e conta um pouco mais sobre as principais tendências para o comércio varejista.

 

“A iluminação para lojas é algo com que temos nos ocupado bastante e apareceu como uma das principais tendências na Euroshop. A busca por sistemas de iluminação mais personalizados e econômicos foi algo muito presente, principalmente no sentido de proporcionar uma experiência mais personalizada aos clientes”, conta Marina.

 

A iluminação comercial ajuda a realçar os produtos, da vitrine ao interior da loja, e a garantir o conforto visual dos consumidores. Um planejamento correto de iluminação faz toda a diferença no ambiente da loja, mas para criar o efeito desejado é necessário conhecer as diversas opções de lâmpadas disponíveis no mercado.

 

Outras tendências de decoração para o comércio varejista observadas pela arquiteta são a utilização de materiais transparentes, que quando combinados com a iluminação correta criam um efeito moderno, e a utilização da madeira no interior das lojas.“Principalmente madeiras reaproveitadas, como os compensados, aglomerados e madeira de demolição, estão em alta. Elas já foram uma tendência forte e agora retornam para dar um clima mais aconchegante aos estabelecimentos comerciais”, afirma Marina.

 

Mas para a arquiteta, a principal tendência dentro do que foi apresentado na Euroshop 2017 é colocar a experiência do consumidor no centro dos trabalhos. “Hoje em dia, ao entrar numa loja, o consumidor busca por uma grande experiência e foi exatamente isso que a Euroshop ressaltou. O comerciante que não começar a pensar nisso, com certeza será deixado para trás pela concorrência”, finaliza.

Comentários