Incêndio atinge fábrica da Placas do Brasil no Espírito Santo
Um incêndio atingiu a fábrica Placas do Brasil, em Pinheiros, no Norte do Espírito Santo, na tarde deste domingo (19). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo ficou concentrado no pátio da empresa, onde ficam os silos com resíduos de madeira, usados para fabricar as placas. A parte da indústria não foi afetada e ninguém se feriu.
Os bombeiros usaram a água de hidrantes, caminhões pipa e os reservatórios da empresa no combate às chamas. O helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) também ajudou nos trabalhos.
Segundo informou ao site A Gazeta o sócio fundador e presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil, Luís Soares Cordeiro, “o fogo ficou restrito aos silos de biomassa e cavacos e à correia que transporta esses dois insumos para dentro da fábrica. A linha de produção em si, que recebeu novos investimentos recentemente, ficou praticamente intacta”.
“A primeira boa notícia é que eram 50 pessoas trabalhando quando o fogo começou e ninguém ficou ferido. Um alívio. [...] os silos são de concreto, não deve ter tido grandes impactos, e a correia é de manutenção simples. Diante do potencial de destruição que tínhamos, foram danos pequenos”, declarou Luís ao site A Gazeta.
Segundo A Gazeta, a unidade possui seguro, mas não se sabe se será acionado. “A avaliação mais profunda será feita ao longo dos próximos dias, mas pode ser que o seguro nem precise ser acionado”, relatou o empresário.
Nesta segunda-feira (20), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre Cerqueira, disse que o incêndio na fábrica foi controlado na noite deste domingo.
"O incêndio foi controlado e estamos numa fase de resfriamento, jogando água na parte de armazenamento de matéria-prima e nos dois silos. Ninguém se machucou e vale registrar que a produção da empresa e a parte administrativa foram preservadas", explicou Cerqueira ao g1 Espírito Santo.
Uma equipe do Corpo de Bombeiro vai fazer perícia para investigar as causas do incêndio.
A Placas do Brasil emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido:
“No último domingo, dia 19 de novembro, aproximadamente às 14 horas, a indústria de MDF Placas do Brasil, localizada na cidade de Pinheiros (ES), foi surpreendida por um incêndio.
Devido à colaboração de todos os envolvidos: colaboradores da indústria, gestores, acionistas, empresas regionais, entidades, prefeituras, Governo do Estado do Espírito Santo com especial apoio do Corpo de Bombeiros e todos que, prontamente, disponibilizaram-se a ajudar a combater o incêndio, as chamas ficaram restritas ao pátio de biomassa e aos silos de cavacos, causando poucos danos materiais e, especialmente, vidas foram preservadas, não havendo vítimas durante o ocorrido.
A indústria foi preservada, assim como os estoques ficaram intactos, que já estão sendo comercializados e distribuídos normalmente. As áreas afetadas estão passando por manutenção com previsão de pleno retorno às atividades na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro”.
Federação das Indústrias
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) divulgou uma nota onde lamenta imensamente o incêndio em algumas instalações da Placas do Brasil, fábrica de MDF localizada em Pinheiros, no Norte do estado.
Informou ainda que desde que tomou conhecimento do incidente, a Findes está acompanhando de perto a situação, junto à diretoria da empresa, e se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário. Felizmente, o fogo não causou vítimas e está sob controle, mas a situação, por inspirar cuidados, está sendo monitorada continuamente por profissionais especializados.
A Findes manifesta a sua solidariedade aos sócios e aos colaboradores da empresa e reforça a importância desta indústria para o Espírito Santo.
A federação informou ainda que o estado é hoje uma referência nacional quando o assunto é MDF em virtude do trabalho realizado pela Placas do Brasil. Temos a certeza de que o incidente em nada mudará o espírito empreendedor e associativo do grupo.
(Com informações g1 e A Gazeta)
Comentários