Indústria amplia participação no mercado brasileiro
O setor industrial brasileiro aumentou 7,1% sua representatividade na economia brasileira, com saldo positivo de cerca de 252 mil novas empresas entre abril de 2023 e abril de 2024. Atualmente, o País concentra cerca de 3,8 milhões de unidades industriais — sendo 1,9 milhão situada só na Região Sudeste. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há 30 anos, com base em dados oficiais.
Na vice-liderança desse ranking, aparece a Região Sul respondendo por 900.479 estabelecimentos, seguida por Nordeste com 543.318, Centro-Oeste e suas 334.187 unidades e, por último, a Norte contando com 151.917 empresas.
Confirmando os números acima, os maiores mercados industriais atualmente são, respectivamente, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
O levantamento detalha, ainda, a natureza jurídica desse montante presente no País. Desse modo, destaca-se a grande concentração — cerca de 2,7 milhões — de Microempreendedores Individuais (MEIs), em detrimento dos demais segmentos que, juntos, chegam a 1,1 milhão CNPJs.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.
Comentários