IMG-LOGO

Indústria brasileira de colchões é tema de seminário na Turquia

Revisado Natalia Concentino - 25 de Setembro 2023

Em sua segunda edição, a IBIA Expo – Feira da Indústria e Tecnologia de Fornecimento de Colchões, que abre no dia 28 e segue até 1º de outubro, terá a participação de um representante brasileiro entre os conferencistas. O presidente da Associação da Indústria de Colchões do Brasil, Rodrigo Miguel de Melo vai falar sobre “A Indústria Brasileira de Colchões e Potenciais Oportunidades de Negócios para Fornecedores da Turquia”, sábado, dia 30, às 14h20 (20h20, horário de Brasília). Trata-se de um feito inédito e histórico para a Abicol, premiando um trabalho associativo sério e comprometido. “A IBIA Expo lançará luz sobre o futuro da indústria com seminários inspiradores”, diz Nasif Akin, representante da BIFAS America. A BIFAS (Birlesik Fuar Yapim A.S) é uma empresa especializada na realização de feiras.

 

Entre os principais tópicos do seminário estão sustentabilidade e circularidade; transição para a Indústria 4.0 na produção de colchões; mercado mundial de colchões e novas tendências; tendências e tecnologias em fios; tecnologias sustentáveis em tecidos de cama; contribuição de produtos naturais para o sono; produção sustentável na indústria; dinâmica de conforto da indústria de colchões; tendências e tecnologias em espumas e colchões flexíveis; viaje com uma cama em direção ao mundo profundo do sono, entre outros.

 

A IBIA Expo 2023 contará com mais de 100 empresas e 300 marcas líderes de produtos, serviços e tecnologias relacionadas à produção de colchões, divididos em uma área de 35 mil m² do Istanbul Expo Center. A estimativa é receber 35 mil compradores nacionais e estrangeiros de 100 países. 

 

O Programa Especial de Importadores receberá compradores de 20 países e permitirá estabelecer relações comerciais através de reuniões B2B. “A IBIA Expo tornou-se a segunda maior feira organizada nesta área no mundo com o objetivo de se tornar uma das feiras de marca do nosso país”, comenta Nasif.

 

O que empresários brasileiros de colchões podem esperar em termos de novidades? Nasif entende que a indústria de colchões passou por uma grande transformação nos últimos anos, tornando-se um campo repleto de produtos e tecnologias inovadoras. “Podem conferir as mais recentes inovações em tecnologias de fabricação de colchões. A indústria está constantemente experimentando desenvolvimentos no uso de novos materiais, e viscoelástica, látex, gel e materiais naturais oferecem opções de colchões mais confortáveis e saudáveis”, diz. 

 

leia: Presidente da Abicol é recebido na embaixada brasileira em Praga

 

Outro tema relevante é a sustentabilidade. “Ela se tornou uma questão importante na indústria de colchões. O visitante vai encontrar produtos e serviços, como utilização de materiais ecológicos, produtos reciclados e tecnologias de economia de energia. Já na parte de tecnologia, nos últimos anos, o uso de automação e robótica na produção de rolamentos cresceu, permitindo produção mais rápida, precisa e eficiente na fabricação de colchões”, informa.  

 

De acordo com Nasif, a Turquia ocupa o 14º lugar na produção de colchões e o 7º nas exportações. Os membros da IBIA International Mattress Industry Association, que fornece tecnologia, componentes e produtos subsidiários ao setor de produção de colchões, empregam cerca de 25 mil pessoas e subiram do sexto para o segundo lugar no ranking mundial em pouco tempo com sua produção de mais de US$ 3 bilhões anuais.

 

 

Para mais informações acesse: ibiaexpo.com 

 

Interessados em visitar o evento, inclusive com oferta de hospedagem por parte da feira, podem contatar Nasif Akin: +1 (267) 300-4553. 

 

 

Comentários