Indústria de móveis infantis têm desafios cada vez maiores
A indústria de produtos infantis no Brasil tem enfrentado redução de vendas preocupantes nos últimos anos. Pesquisas apontam que fatores como a queda de nascimentos, o endividamento recorde da população e a concorrência com importações têm influenciado nessa mudança de comportamento dos consumidores.
Esses fatores sociais, econômicos e culturais fizeram com que em 2023, o número de trabalhadores no segmento de moda infantil e bebê caísse 2,9%, chegando a 312 mil pessoas. Assim como o consumo interno de peças que também caiu 2,1% em relação a 2022. O mercado de brinquedos no Brasil foi outro que registrou uma retração de faturamento em 2024, em comparação com 2023. O mesmo aconteceu com o setor de móveis infantis que começou o ano com uma queda de 18,7% nas vendas via e-commerce.
A diminuição dessa demanda pode ser explicada por diversos fatores sendo um dos principais deles a drástica redução da taxa de fecundidade no país. Na década de 60, esse índice era de cerca de seis filhos, enquanto na década de 80 era de quatro, em 2000 era de 2,2 e atualmente é de 1,57 filho por mulher. Além disso, estudos apontam que a população mais velha está vivendo mais, em contraponto, a população mais jovem não deseja mais ter filhos…CONTINUE LENDO
Comentários