Indústria diminui ritmo de produção em agosto
Por Edson Rodrigues
-
02 de Outubro 2014
Segundo o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a trajetória de forte queda das horas trabalhadas e da utilização da capacidade instalada, que são mais relacionados à atividade industrial, estão muito semelhantes desde o começo do ano. "Isso comprova o fraco desempenho da indústria, principalmente, devido à dificuldade dos produtos brasileiros competirem com os estrangeiros, menor consumo das famílias e a queda nos investimentos", explicou.
A indústria operou em agosto 1,8 ponto porcentual abaixo do nível de agosto de 2013. Comparando a média de janeiro a agosto com igual período de 2013, há uma queda na capacidade instalada de 1,5 ponto porcentual. O nível de utilização da capacidade instalada da indústria de transformação atingiu 80,5% em agosto, abaixo de julho, quando estava em 81%.
Como resposta à atividade fraca, avaliou a CNI, as empresas continuam a demitir. O indicador de emprego teve em agosto a sexta queda consecutiva em relação ao mês anterior. As horas trabalhadas também tiveram queda de 0,8% em agosto ante julho, e de 5,7% na comparação com o mesmo mês de 2013. De janeiro a agosto, o indicador apontou uma queda de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
A CNI também registrou uma piora de 0,8% no nível de emprego do setor industrial em agosto ante julho. Em relação a agosto de 2013, houve um recuo de 1,7%.
Comentários