Indústria gaúcha opera em terreno positivo
Pelo segundo mês consecutivo a produção de móveis no Brasil registra alta na comparação com o mês imediatamente anterior. Em junho havia aumentado 1,5% sobre maio e em julho a alta chegou a 6,02% na comparação com junho. A pesquisa mensal do IBGE mostra também que em julho a expansão da produção chegou a 12,6% na comparação com julho do ano passado.
Nos dois estados pesquisados individualmente pelo IBGE em produção de móveis (Paraná e Rio Grande do Sul) os números diferem de maneira significativa. Enquanto as indústrias de móveis do Paraná operaram em queda no acumulado de janeiro a julho (-3,1%), a indústria gaúcha já opera no terreno positivo, com 0,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Sul registra alta neste período desde 2012.
Na comparação com julho de 2016, a alta no Rio Grande do Sul foi de 7,1% enquanto no Paraná atingiu 20,2%. Tal fato se deve ao comportamento da produção no sétimo mês do ano passado.
No acumulado dos últimos 12 meses ambos os estados operam em terreno negativo: o Rio Grande do Sul -1,4% e o Paraná -4,7%.
A última vez que o Rio Grande do Sul encerrou os primeiros sete meses do ano com produção em alta foi em 2012 com 11,6% no acumulado de janeiro a julho.
Comentários