Indústria registrou forte recuo em dezembro
Por Edson Rodrigues
-
27 de Janeiro 2014
Pelo segundo ano consecutivo, a indústria registrou recuo forte e disseminado da produção em dezembro, segundo dados da CNI. Embora parte da queda seja resultado de um efeito sazonal, o índice de evolução da produção de dezembro de 2013, que ficou em 40,2 pontos, é o menor da série histórica mensal, que começou em janeiro de 2010. O índice de evolução do número de empregados também caiu para o menor valor da série histórica.
Com a queda na atividade, a média de utilização da capacidade instalada (UCI) caiu 4 pontos percentuais na comparação com novembro e alcançou 70% em dezembro. O índice de UCI efetiva em relação ao usual voltou a se afastar da linha divisória e registrou 41,7 pontos, o menor valor desde junho de 2009.
O alto custo da matéria-prima segue pressionando a indústria. O problema voltou a ganhar importância no ranking de principais obstáculos enfrentados pelas empresas, alcançando a primeira posição nas indústrias de grande porte, superando a elevada carga tributária. As condições financeiras da indústria seguem desfavoráveis e o acesso ao crédito permanece difícil.
O ano de 2014 se inicia com otimismo contido. Os índices de expectativas dos empresários, influenciados pela sazonalidade, melhoraram, mas permanecem baixos.
Os indicadores da indústria de móveis não são diferentes registrando queda no nível de atividade superior a 10 pontos em dezembro na comparação com o mês imediatamente anterior, -3% no uso da capacidade instalada e -3% no número de empregados.
Comentários