IMG-LOGO

Inflação de móveis na indústria sobe 0,61% em outubro, indica o IBGE

Por Natalia Concentino - 01 de Dezembro 2022

Os preços da indústria brasileira caíram 0,85% em outubro frente a setembro, a terceira variação negativa do Índice de Preços ao Produtor (IPP). Apesar dos resultados negativos observados entre agosto e outubro, o IPP ainda acumula alta de 5,04% no ano, distante do acumulado em igual período do ano passado, quando atingiu 26,69% nos dez primeiros meses do ano. O indicador acumulado nos últimos 12 meses também vem apresentando uma desaceleração e chegou a 6,50%, menor resultado neste tipo de comparação desde junho de 2020, quando havia sido de 6,38%. As informações foram divulgadas terça-feira, 29, pelo IBGE.

 

Os preços na indústria de móveis ficaram na contramão da média da indústria de transformação, registrando alta de 0,61% em outubro na comparação com setembro. No acumulado dos 10 primeiros meses deste ano não houve nenhuma alteração (0,0%) frente a igual período do ano anterior e o índice de variação nos últimos 12 meses é de apenas 1,51%.

 

leia: Black Friday ‘morna’ indica Natal mais fraco no varejo

 

Como se observa, as dificuldades de repasse de custos na indústria moveleira é bem maior do que o repasse do varejo ao consumidor, que de janeiro a outubro ultrapassou 17%, segundo a pesquisa do IPCA. Nos 12 meses até outubro a inflação de móveis no varejo bateu em 22,49%.

Comentários