IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Inflação menor incentiva consumo de famílias

Por Edson Rodrigues - 21 de Novembro 2013
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a inflação menos pressionada dos últimos meses resultou em um terceiro mês de alta seguida no índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

Neste mês, de acordo com a pesquisa, o ICF subiu 1,7%, para 128,4 pontos. Na comparação com novembro de 2012, no entanto, houve queda de 3,9%. Para Bruno Fernandes, economista da CNC, as três altas seguidas na comparação com meses anteriores podem ser vistas como "recuperação".

O subíndice "Momento para Duráveis" foi o único dos sete componentes do ICF a apresentar queda (0,2%) em novembro na comparação com outubro. Em relação a novembro de 2012, o tombo foi de 9,0%.

"Os bens duráveis vinham num processo de deflação ao longo dos anos e isso acabou", afirma Fernandes, lembrando que o principal efeito do câmbio sobre a intenção de consumo das famílias está nos preços desses produtos. Ainda assim, segundo o economista da CNC, o custo mais elevado do crédito é o principal motivo para a piora no ICF.

Comentários