É obrigatório informar o consumidor sobre a certificação do colchão
*Por Camila Silveira
Que o perfil dos consumidores de colchões tem mudado nos últimos anos, você já sabe. Mas será que essas pessoas conseguem identificar rapidamente se um colchão é certificado ou não?
Pois é, com o avanço da tecnologia e o mundo na palma da mão, a maioria dos consumidores fazem uma pesquisa pela internet antes de se dirigirem a uma loja física. Eles querem saber informações do produto, suas vantagens e benefícios. É possível que eles nem saibam que precisam verificar se o colchão que estão querendo comprar possui o selo de conformidade.
Independentemente do consumidor ser bem esclarecido sobre esse assunto ou não, o fato é que existe a obrigatoriedade em se divulgar as informações do selo em todos os informes publicitários.
Conforme diz a Portaria 333, todos os locais em que os produtos forem divulgados, precisam estar com as informações do selo:
- "1º No comércio virtual, inclusive nos sites de intermediação, as informações constantes do selo devem estar visíveis em todas as páginas onde haja a oferta do produto.
- 2º Em vendas por catálogo, as informações do selo devem estar disponíveis na mesma página da imagem ou identificação do modelo do produto, de forma clara e unívoca.
- 3º A disponibilização das informações nas páginas onde haja a oferta do produto não elimina a obrigatoriedade da afixação do selo no produto.
Art. 3º Determinar que em material publicitário físico ou virtual de produto sujeito à avaliação da conformidade, as informações do selo devem estar disponíveis de forma clara e unívoca junto à imagem ou identificação do modelo do produto."
Talvez você esteja se perguntando, mas para que isso? É para que toda e qualquer pessoa que acesse o seu produto, consiga imediatamente perceber e constatar que seu produto é certificado.
Sendo assim, a minha orientação é que sempre que você, fabricante ou lojista, ofertar o seu produto nas redes sociais, site, catálogos e outros informes publicitários, as informações do selo de conformidade devem estar junto das características do produto.
Fica a dica!
*Camila Silveira é especialista em certificação de colchões e proprietária da CS Consultoria
Comentários