Inspirações de arquitetos e designers para a casa no inverno
A Temporada de Inverno 2022 começou! Junto com as baixas temperaturas esperadas para os próximos três meses, também surge o desejo de tornar o lar ainda mais aconchegante. Dessa maneira, vale apostar em uma série de melhorias para deixar a casa ainda mais quentinha e aproveitar cada momento da nova estação.
Como forma de inspirar quem vai decorar a casa, um time de arquitetos e designers da dc33 Comunicação apresenta uma série de projetos, soluções e dicas incríveis para o período. Casas de temporada, lareiras, adegas, livings acolhedores e outros ambientes repletos de charme figuram nesta lista. Confira!
“Adoramos a atmosfera única do Inverno. Sempre nos preocupamos em levar as novidades e tendências para nossos clientes. Proporcionar espaços únicos em cada um dos projetos nos traz uma enorme satisfação” afirma a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.
Casas na Montanha, no interior e até no Litoral
É só falar de tempo frio que, inevitavelmente, todos lembram de férias nas montanhas, como é o caso da famosa cidade de Campos do Jordão. Repleta de atrativos como suas belezas naturais e a rica gastronomia, a cidade é um dos refúgios preferidos para quem visa ter uma casa para passar a temporada mais fria do ano.
“Do revestimento às poltronas e a mesa de centro, a madeira cria um clima aconchegante e na temperatura adequada para os dias de frio”, conta Giselle Macedo, do escritório Macedo e Covolo.
Abuse dos materiais quentinhos
O Inverno não precisa ser sinônimo de frio. Nesta época, nada melhor do que sentir um toque macio ao encostar em móveis e acessórios. Por isso, aposte em tecidos felpudos, aveludados ou de lã para almofadas, mantas, tapetes e cortinas! Nessa mesma linha, tapetes mais altos trazem a sensação de acolhimento no frio, enquanto cortinas mais encorpadas ajudam a amenizar o vento que pode entrar pelas frestas das janelas.
Reforma x Frio
Principalmente nas cidades com apelo turístico no inverno, boa parte das pessoas busca reformar as casas de temporada nos meses mais quentes. No entanto, a mão de obra, que já costuma ser escassa nessas regiões, fica ainda mais difícil de se contratar, seguindo a lei da oferta e da procura. “Para quem puder esperar mais um pouco e, tocar a obra nos períodos menos requisitados, é uma garantia de economia, afinal aqueles profissionais estarão com menor demanda. Mas, se o morador tiver pressa, o ideal é trazer algum prestador de fora e até comprar materiais em outra cidade”, aconselha o arquiteto Bruno Moraes.
Lareiras
Para aquecer o lar, vale apostar nas lareiras, mas sempre tomando todos os cuidados. O ideal é realizar a instalação em áreas protegidas e afastadas de elementos inflamáveis. O modelo mais prático atualmente é o de lareira a álcool, também conhecida como “ecológica”, pois não necessita de uma estrutura específica (como chaminés ou dutos de exaustão, no caso das lareiras à lenha ou tubulação no modelo a gás).
“Neste apartamento, como uma extensão da sala de estar, um sofá foi incluído na varanda, criando uma atmosfera confortável e exclusiva, onde a visão da capital paulista ganha contornos de mirante privativo para quem estiver no imóvel. Um detalhe muito charmoso foi instalado na varanda: uma lareira ecológica com os detalhes marmorizados na peça”, conta a arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior.
Muito vinho
Para quem sonha em instalar uma adega em casa, a boa notícia é que existem adegas de diversos modelos, preços e tamanhos, além das alternativas que podem ser feitas sob medida, ou seja, personalizadas de acordo com o local.
Decoração Natural
Aliás, para quem adora plantas e flores em casa – assim como o exemplo do projeto acima – a Vasart, empresa de vasos contemporâneos, indica algumas espécies que têm seu auge nesse período e podem compor a decoração do lar, tais como: azaleias, begônias, camélias, cíclames, cravos, crisântemos, gerânios, glicínias, lírios, prímulas, tulipas, entre muitas outras.
Iluminação no Inverno
A megastore Yamamura traz algumas dicas de iluminação para esta época. O ideal é apostar em lâmpadas com temperaturas de cor mais quentes (entre 2400K e 3000K), que proporcionam maior sensação de calor ao espaço, além de utilizar a iluminação indireta, que aumenta a sensação de bem-estar. Entre os tipos de peças, vale apostar em pendentes e lustres em áreas de convivência, como salas de estar e jantar, assim como arandelas, luminárias de piso e abajures nos quartos.
Comentários