IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Intenção de consumo cresce em Vitória (ES)

Por Jeniffer Oliveira - 27 de Setembro 2017

A intenção de consumo das famílias de Vitória continuou reagindo em setembro, apresentando um crescimento de 8,5% em relação a agosto e atingindo 43,0 pontos, como mostra a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no município, divulgada pela Fecomércio-ES. Na comparação anual, o indicador ainda apresentou recuo, de 24,5%.

 

Na comparação com o mês anterior o que mais influenciou positivamente o índice foram as melhorias nas avaliações do Nível de Consumo Atual (+41,0%) e das Perspectivas de Consumo (+39,9%). Dos sete componentes do índice, seis apresentaram variações positivas e apenas o Emprego Atual caiu 0,7% nessa comparação.

 

A intenção de consumo continua no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos), mas mostrou avanço pelo segundo mês consecutivo. A ICF varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 satisfação total em consumir.

 

Emprego

No mês de setembro, o componente Emprego Atual registrou queda de 0,7% em relação ao mês anterior e, apesar da queda, continua sendo o componente com a melhor avaliação entre os pesquisados, com 97,8 pontos.

 

Já as Perspectivas Profissionais cresceu 3,5% em comparação a agosto, mas permanece como o componente com o mais baixo valor em pontos (13,8 pontos). Esse indicador mostra a avaliação sobre expectativa de melhoria profissional nos próximos meses. Em relação ao mesmo mês do ano passado apresentou recuo de -71,4%.

 

Consumo

Os componentes relativos ao consumo foram os que apresentaram maior crescimento na passagem de agosto para setembro, mas continuam em níveis muito baixos. O Nível de Consumo Atual avançou 41,0%, marcando 21,3 pontos. Nesse item as famílias fazem uma reflexão sobre seu consumo no tempo, avaliando se estão comprando mais ou menos atualmente quando comparado ao ano passado.

 

A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses foi na mesma direção, com avanço de 39,9%, registrando 25,1 pontos, mas também se mantendo em nível bem baixo. Nesse item as famílias refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se acreditam que será maior ou menor.

 

Renda e crédito

A avaliação da Renda Atual cresceu 4,7% em relação ao mês anterior chegando a 52,8 pontos. As Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o acesso ao crédito em relação ao ano passado, também cresceram na ordem de 10,7%e chegando a 60 pontos. A avaliação para compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, também teve variação positiva, 8,6%.

 

Brasil

A ICF apurada para o Brasil em setembro na comparação com agosto registrou 76,8 pontos, representando uma queda de 0,7% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, em relação ao mesmo mês do ano passado, no entanto, obteve incremento de 6,4%. 

Comentários