IMG-LOGO

Intenção de consumo das famílias sobe 1,2%

Por Daniela Maccio - 22 de Fevereiro 2017

Os brasileiros ficaram mais propensos às compras em fevereiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A Intenção de Consumo das Famílias alcançou 77,1 pontos, o que corresponde a um aumento de 1,2% em relação a janeiro. No entanto, o resultado permanece abaixo dos 100 pontos, o que indica uma percepção de insatisfação com as condições correntes.

 

O indicador está 2,1% abaixo do patamar registrado em fevereiro de 2016. Segundo a CNC, o custo elevado do crédito, o alto desemprego e a queda da renda ainda impedem resultados melhores da pesquisa. Mas os cortes recentes na taxa básica de juros aliados ao processo de redução da inflação devem promover um maior incentivo à recuperação do comércio e à confiança do consumidor.

 

Mas é válido ressaltar que o ritmo de melhora das vendas e da atividade do setor ainda vai depender da velocidade de redução do endividamento das famílias, das empresas e da retomada do mercado de trabalho. Em fevereiro, os dois componentes ligados ao emprego registraram pontuação acima da zona da indiferença.

Comentários