Sindicato de Ubá manifesta preocupação
Na última terça-feira (19), por meio de comunicado oficial o Intersind - Sindicado Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá se posicionou sobre a situação atual do polo moveleiro de Ubá. Confira abaixo o comunicado na íntegra:
"Nos últimos meses, o setor moveleiro, assim como vários setores em todo país, está sofrendo com a crise econômica. E, por isso, tem sido alvo de críticas e informações infundadas. O Intersind afirma que o nosso polo não está falido, estamos passando por mais uma crise, não temos porque esconder, mas em toda extensão do polo existem empresas sólidas, algumas estão passando por dificuldades, mas que estão buscando alternativas. As demissões no momento são maiores que as contratações, mas estamos em atividade, infelizmente, as empresas estão tendo que reduzir o número de funcionários, como medida para tentar driblar a crise.
Com o total de 338 estabelecimentos industriais de móveis no polo, 218 empresas de móveis instaladas em Ubá e gerando 16.196 empregos diretos, o polo tem papel importante no constante desenvolvimento da região. Hoje, estamos concorrendo com outros polos, que possuem infraestrutura e incentivos melhores que o nosso. Temos fábricas, por exemplo, em locais sem pavimentação, empresas pagando aluguéis, pois não temos distrito industrial e não temos também o Anel Viário, desviando o trânsito no centro da cidade e, assim, dando acesso fácil às empresas. A lista de dificuldades encontradas pelos empresários é extensa, por isso, precisamos chamar a atenção dos governantes de nosso estado e país para a nossa região.
Neste momento, mais importante, ainda, do que conversamos com governantes, temos que conversar entre nós, empresários, conversar sobre clientes, produtividade, produtos, enfim, é importante a troca de experiências para ganharmos juntos. Precisamos tranquilizar os fornecedores, que estão preocupados com a atual situação das nossas indústrias e os clientes, que estão questionando as entregas dos produtos. Acreditamos no polo de Ubá, nos empresários e colaboradores, que continuam honrando os seus compromissos. Com certeza continuaremos crescendo e sendo um dos principais fornecedores de móveis do sudeste brasileiro. Temos tudo para realizarmos, com sucesso, mais uma edição da Femur, que acontecerá no próximo ano, e que atrai negócios e movimenta a economia local.
Afirmamos o compromisso do Sindicato com o nosso polo moveleiro e com os empresários. Sempre acreditando no potencial da nossa região e que somos capazes de enfrentar mais este desafio.
Atenciosamente,
Michel Henrique Pires"
Presidente
Comentários