IMG-LOGO

Interzum só virtual não empolga e próxima edição será híbrida

Por Natalia Concentino - 11 de Maio 2021

Pela primeira vez em mais de 60 anos de evento, a Interzum foi realizada totalmente online. A pandemia também trouxe seus desafios para a feira que acontece de dois em dois anos em Colônia, na Alemanha. Como forma de preservar a saúde de expositores e visitantes, foi criada uma plataforma digital para que a feira acontecesse sem nenhum contato físico. Os organizadores acreditam que se trata de um case de sucesso, porém as próximas edições devem ser híbridas, pois uma das características da Interzum é o networking, com o contato feito de forma presencial.

De 04 a 07 de maio quem se cadastrou na Interzum @home teve acesso a muito conteúdo de palestras e pôde conhecer, de forma virtual, alguns dos produtos mais inovadores do segmento. E já no primeiro dia de feira foram anunciados os vencedores do Interzum Awards 2021, entre eles se destacam produtos desenvolvidos por empresas conhecidas dos brasileiros, como Häfele, Schattdecor, Blum e Dow, em parceria com o Grupo Vita.

Pela primeira vez, a sustentabilidade foi incluída nos critérios de avaliação do prêmio. “Ao incluir esse tópico no catálogo oficial de critérios, queríamos passar a mensagem de que gostaríamos de ver mais produtos e materiais no futuro da indústria que levassem este aspecto em consideração”, afirma o professor Dr. Peter Zec, organizador do prêmio Interzum e CEO da Red Dot.

Prateleiras Shüco Smartcube, da Häfele

No caso da Häfele, as prateleiras "Schüco Smartcube" foram apresentadas como uma solução autônoma capaz de aprimorar a arquitetura de qualquer ambiente. Devido à sua base – um cubo pequeno e inteligente – a prateleira pode ser expandida de acordo com a necessidade de cada comprador. E a empresa ainda garantiu o “Best of the Best” com uma lente linear que alcança o dobro da iluminação na área de foco desejada sem alterar as dimensões. A faixa de LED garante uma iluminação homogênea das superfícies de trabalho de cozinhas, guarda-roupas, entre outros, enquanto reduz o brilho em 85%.

Lente Linear da Häfele que conquistou o "Best of the Best"

 

Espuma de poliuretano sustentável Orbis, do The Vita Group

Outra inovação premiada é a “Orbis”, do The Vita Group, uma espuma de poliuretano sustentável feita com matérias-primas derivadas de espumas de colchões recicladas. Criada em parceria com a Dow, a expectativa é que a “Orbis” seja a responsável pela reciclagem de 200.000 colchões por ano como parte do Programa de Reciclagem de Colchões RENUVA ™.

Entre os novos produtos expostos na feira, também se destacou o “Flagstaff Oak” da Schattdecor, que recebeu o prêmio Interzum 2021 na categoria “High product quality”. Trata-se de uma decoração em carvalho que se destaca pelo seu aspecto de madeira rústica. Seus detalhes especiais são as fissuras marcantes que não são pretas como de costume, mas prateadas. O resultado é um visual único que confere à decoração um caráter metálico. No mobiliário, essa peça traz um toque de refinamento e elegância.

Flagstaff Oak, da Schattdecor

 

A conquista do prêmio confirma o potencial do decor desenvolvido pela equipe multidisciplinar de desenvolvimento de produto, design e comercial do Grupo Schattdecor. “Estamos muito felizes com o prêmio. Este decor mostrou enorme potencial desde sua concepção até a finalização do seu desenvolvimento, que uniu em colaboração as equipes de design, desenvolvimento de produto e comercial em um projeto único”, destaca Klaus Müller, diretor comercial - Finished Surfaces. “Esse potencial foi confirmado primeiro pela aprovação dos clientes – e também porque ele responde às tendências e necessidades dos consumidores”, ele completa.

“Os vencedores da competição deste ano mostram de forma impressionante que a indústria de móveis e fornecedores está trabalhando em busca de soluções novas e aprimoradas, economizando recursos”, afirma Maik Fischer, diretor da Interzum. “A ideia de uma economia circular também está se tornando cada vez mais visível, mostrando que nossa indústria está bem-posicionada para enfrentar o futuro”, acrescenta.

E a Blum conquistou seu prêmio “High Quality” com o sistema MERIVOBOX, que possui um inovador perfil de guia em forma de L com apenas uma posição de fixação e uma frente com um padrão de perfuração.

Merivobox, da Blum

 

Sucesso nos acessos

No total, mais de 10.000 participantes de 132 países estavam ativos na plataforma. Em uma das entrevistas dadas por Oliver Frese, COO da Koelnmesse, ainda durante a feira, ele contou quais foram as suas impressões. “O evento digital é realmente bem diferente, mas é emocionante para nós vermos que o tempo voa tão rápido no formato digital quanto no evento físico. É claro que estar no seu escritório é bem diferente de visitar a feira pessoalmente e sabemos que, por isso, as salas de exibição não estiveram tão ocupadas. Na verdade, o evento não ficou tão cheio como estávamos acostumados. Mas, no geral, ficamos bem satisfeitos, já que foi a primeira vez que fizemos um evento completamente digital”.

Megatendências globais como digitalização, individualização, mobilidade e urbanização refletiram-se nas apresentações das empresas expositoras. Mas o foco deste ano foi a sustentabilidade.

Foram realizados, nada menos que 230 eventos digitais com um total de 4.240 minutos de conteúdo. “Como muitas outras feiras de negócios, vimos, no entanto, que o contato pessoal é imensamente importante, e é por isso que vejo a Interzum @home 2021 como um estudo de caso de sucesso que servirá como base para a futura orientação híbrida”, avalia Oliver Frese. Ele ainda completa dizendo que “estou fortemente convencido de que a Interzum 2023 terá naturalmente uma forte presença física aqui em Colônia, mas suas ofertas digitais atraentes a tornará ainda mais valiosa para todos os participantes. Seja um evento puramente digital ou presencial, minha conclusão é que é vital ter uma feira comercial forte, com apelo global, no lugar certo e na hora certa - e a Interzum atende esses requisitos”.

 

Comentários