Interzum só virtual não empolga e próxima edição será híbrida
Pela primeira vez em mais de 60 anos de evento, a Interzum foi realizada totalmente online. A pandemia também trouxe seus desafios para a feira que acontece de dois em dois anos em Colônia, na Alemanha. Como forma de preservar a saúde de expositores e visitantes, foi criada uma plataforma digital para que a feira acontecesse sem nenhum contato físico. Os organizadores acreditam que se trata de um case de sucesso, porém as próximas edições devem ser híbridas, pois uma das características da Interzum é o networking, com o contato feito de forma presencial.
De 04 a 07 de maio quem se cadastrou na Interzum @home teve acesso a muito conteúdo de palestras e pôde conhecer, de forma virtual, alguns dos produtos mais inovadores do segmento. E já no primeiro dia de feira foram anunciados os vencedores do Interzum Awards 2021, entre eles se destacam produtos desenvolvidos por empresas conhecidas dos brasileiros, como Häfele, Schattdecor, Blum e Dow, em parceria com o Grupo Vita.
Pela primeira vez, a sustentabilidade foi incluída nos critérios de avaliação do prêmio. “Ao incluir esse tópico no catálogo oficial de critérios, queríamos passar a mensagem de que gostaríamos de ver mais produtos e materiais no futuro da indústria que levassem este aspecto em consideração”, afirma o professor Dr. Peter Zec, organizador do prêmio Interzum e CEO da Red Dot.
Prateleiras Shüco Smartcube, da Häfele |
No caso da Häfele, as prateleiras "Schüco Smartcube" foram apresentadas como uma solução autônoma capaz de aprimorar a arquitetura de qualquer ambiente. Devido à sua base – um cubo pequeno e inteligente – a prateleira pode ser expandida de acordo com a necessidade de cada comprador. E a empresa ainda garantiu o “Best of the Best” com uma lente linear que alcança o dobro da iluminação na área de foco desejada sem alterar as dimensões. A faixa de LED garante uma iluminação homogênea das superfícies de trabalho de cozinhas, guarda-roupas, entre outros, enquanto reduz o brilho em 85%.
Lente Linear da Häfele que conquistou o "Best of the Best" |
Espuma de poliuretano sustentável Orbis, do The Vita Group |
Outra inovação premiada é a “Orbis”, do The Vita Group, uma espuma de poliuretano sustentável feita com matérias-primas derivadas de espumas de colchões recicladas. Criada em parceria com a Dow, a expectativa é que a “Orbis” seja a responsável pela reciclagem de 200.000 colchões por ano como parte do Programa de Reciclagem de Colchões RENUVA ™.
Entre os novos produtos expostos na feira, também se destacou o “Flagstaff Oak” da Schattdecor, que recebeu o prêmio Interzum 2021 na categoria “High product quality”. Trata-se de uma decoração em carvalho que se destaca pelo seu aspecto de madeira rústica. Seus detalhes especiais são as fissuras marcantes que não são pretas como de costume, mas prateadas. O resultado é um visual único que confere à decoração um caráter metálico. No mobiliário, essa peça traz um toque de refinamento e elegância.
Flagstaff Oak, da Schattdecor |
A conquista do prêmio confirma o potencial do decor desenvolvido pela equipe multidisciplinar de desenvolvimento de produto, design e comercial do Grupo Schattdecor. “Estamos muito felizes com o prêmio. Este decor mostrou enorme potencial desde sua concepção até a finalização do seu desenvolvimento, que uniu em colaboração as equipes de design, desenvolvimento de produto e comercial em um projeto único”, destaca Klaus Müller, diretor comercial - Finished Surfaces. “Esse potencial foi confirmado primeiro pela aprovação dos clientes – e também porque ele responde às tendências e necessidades dos consumidores”, ele completa.
“Os vencedores da competição deste ano mostram de forma impressionante que a indústria de móveis e fornecedores está trabalhando em busca de soluções novas e aprimoradas, economizando recursos”, afirma Maik Fischer, diretor da Interzum. “A ideia de uma economia circular também está se tornando cada vez mais visível, mostrando que nossa indústria está bem-posicionada para enfrentar o futuro”, acrescenta.
E a Blum conquistou seu prêmio “High Quality” com o sistema MERIVOBOX, que possui um inovador perfil de guia em forma de L com apenas uma posição de fixação e uma frente com um padrão de perfuração.
Merivobox, da Blum |
Sucesso nos acessos
No total, mais de 10.000 participantes de 132 países estavam ativos na plataforma. Em uma das entrevistas dadas por Oliver Frese, COO da Koelnmesse, ainda durante a feira, ele contou quais foram as suas impressões. “O evento digital é realmente bem diferente, mas é emocionante para nós vermos que o tempo voa tão rápido no formato digital quanto no evento físico. É claro que estar no seu escritório é bem diferente de visitar a feira pessoalmente e sabemos que, por isso, as salas de exibição não estiveram tão ocupadas. Na verdade, o evento não ficou tão cheio como estávamos acostumados. Mas, no geral, ficamos bem satisfeitos, já que foi a primeira vez que fizemos um evento completamente digital”.
Megatendências globais como digitalização, individualização, mobilidade e urbanização refletiram-se nas apresentações das empresas expositoras. Mas o foco deste ano foi a sustentabilidade.
Foram realizados, nada menos que 230 eventos digitais com um total de 4.240 minutos de conteúdo. “Como muitas outras feiras de negócios, vimos, no entanto, que o contato pessoal é imensamente importante, e é por isso que vejo a Interzum @home 2021 como um estudo de caso de sucesso que servirá como base para a futura orientação híbrida”, avalia Oliver Frese. Ele ainda completa dizendo que “estou fortemente convencido de que a Interzum 2023 terá naturalmente uma forte presença física aqui em Colônia, mas suas ofertas digitais atraentes a tornará ainda mais valiosa para todos os participantes. Seja um evento puramente digital ou presencial, minha conclusão é que é vital ter uma feira comercial forte, com apelo global, no lugar certo e na hora certa - e a Interzum atende esses requisitos”.
Comentários