IPCA de móveis recua de novo em junho
O índice de preços do mobiliário no varejo recuou em maio pelo terceiro mês consecutivo. Em abril a queda foi de 0,48%, em maio o recuo ficou em 0,12% e em junho nova queda, agora de 0,12%. Com tal comportamento, o resultado no acumulado do ano não seria diferente: baixa de 0,56% ante uma inflação geral medida pelo IPCA de 2,23%.
Das 16 regiões pesquisadas, na metade houve queda, sendo a mais significativa a verificada em Aracaju, com -1,38%. Das outras oito capitais, todas com alta, a mais significativa ocorreu em Vitória, com 0,98%.
Por segmento, dos cinco pesquisados (móveis de quarto, sala, cozinha, infantil e colchão), a maior queda foi de móveis para copa e cozinha com -0,61% e a maior alta ficou com o segmento de colchão, 0,66%.
No acumulado do primeiro semestre, a maior alta é dos móveis infantis com 4,15% e a maior queda, de colchão, com -1,96%.
Finalmente, a taxa anualizada do IPCA de móveis é de 2,07% para um IPCA geral de 3,37%. Dos cinco segmentos pesquisados, colchão é o único que registra deflação com -0,15% no período. A maior alta também é do segmento infantil com 5,21%.
Veja abaixo quadro completo do IPCA de junho:
Comentários