Base econômica do varejo continua favorável
A equipe de análise macroeconômica do Itaú avalia que, apesar do ritmo lento de recuperação do varejo nacional, os fundamentos econômicos para o setor varejista permanecem favoráveis. De acordo com a análise, esse cenário fica firme “à medida que os níveis de confiança aumentam e as condições financeiras continuam estimulando, em meio a uma expansão global mais rápida, menor alavancagem entre as empresas e política monetária expansiva”.
A avaliação ocorre após o anúncio do resultado das vendas do varejo em fevereiro, divulgado pelo IBGE. No período o volume de vendas do comércio varejista nacional mostrou decréscimo de 0,2% frente ao mês imediatamente anterior.
Ainda segundo o Itaú, na abertura do índice amplo, apesar da sinalização negativa, o principal contribuinte para o índice principal abaixo do esperado veio das vendas de supermercados que caíram 0,6% em relação ao mês anterior. Apesar da queda do setor como um todo, as vendas dos segmentos mais sensíveis ao crédito avançaram no mês. Nesse contexto, acrescenta a instituição, “seis de dez setores registram alta no mês”.
(Com Informações do Money Times)
Comentários