Já imaginou transformar casca de ovo em peça artesanal e móveis?
Com o objetivo de inovar, o estúdio de design Monterraro acaba de lançar uma nova coleção de peças artesanais feitas com madeira e casca de ovo, chamada Casca. Além de oferecer o protagonismo para um material inusitado, a iniciativa oferece um descarte sustentável para a casca do ovo – para se ter ideia, segundo o último Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil produziu mais de 52 milhões de ovos em 2022.
Localizada em Canoas (RS), a Monterraro nasceu como uma marcenaria pelas mãos do designer Antonio Garcia e da jornalista Pâmela Oliveira em 2020. “Era um ensaio do que queríamos ser”, comenta Pâmela. Dois anos depois, o casal resolveu incorporar o design autoral e a criatividade ao propósito do negócio, criando quatro coleções de vasos decorativos. “A Monterraro é a manifestação tangível da nossa história, tem um pouco de tudo que aprendemos e experimentamos até aqui. É um laboratório criativo”, explica.
A madeira, presente desde o início da trajetória empreendedora do casal, permaneceu como elemento. Já a casca de ovo é responsável por trazer uma perspectiva inusitada e desafiadora para a nova coleção. “Estávamos observando as galinhas do sítio da nossa família, em Vale Real, e pensamos ‘por que não?’. A casca do ovo é um material que temos em abundância, mas até então era negligenciado”, conta Pâmela.
A escolha do produto também traz uma conexão da marca com a sustentabilidade ao reaproveitar algo que é considerado um resíduo. Uma pesquisa encomendada pela ABPA ao Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (CEAP) mostra que o ovo é a proteína animal mais consumida pelos brasileiros, estando presente em 96% dos lares do país.
Inclusive, os nomes da coleção e das peças, assim como seus formatos, foram escolhidos para evidenciar o uso da casca de ovo. Entre mesas, esculturas, vasos e luminárias, cada criação leva uma referência ao alimento, como a luminária de mesa Clara, feita com 705 cascas de ovos.
Outra produção é a mesa de apoio Omelete, construída com 405 cascas de ovos – de acordo com dados do Relatório Anual ABPA de 2022, esta quantidade de ovos é consumida por um brasileiro em 575 dias. Já o vaso Cozido é feito com 240 cascas de ovos, quantia ingerida em 341 dias por uma pessoa no Brasil.
Quanto ao futuro, a Monterraro almeja continuar seus projetos de experimentação. “Queremos criar peças que tenham nossos traços, histórias e vivências. Imaginamos uma linha conceitual em conjunto com uma frente mais comercial, assinando projetos exclusivos com outros parceiros”, afirma Pâmela Oliveira.
(Com informações Casa Vogue e Um Só Planeta)
Comentários