IMG-LOGO

Kartell mostra cadeira desenhada com A.I. no Salão de Milão

A fabricante de móveis italiana Kartell exibiu nesta terça-feira (9/4), logo na abertura do Salão do Móvel de Milão, sua primeira cadeira desenhada com ajuda de inteligência artificial. Chamada de A.I., a peça foi criada com algoritmos que seguiram as instruções do designer francês Philippe Starck.

A cadeira de plástico nasceu de uma parceria com a empresa americana Autodesk, especializada em softwares para projetos e construção, que foi procurada pelo designer há cerca de dois anos.

"Mesmo quando não sei o que fazer faço cadeiras. Tive esse forte sentimento de estar criando sempre a mesma coisa. E por quê? Porque tenho o mesmo cérebro de sempre, a mesma cultura, a mesma memória", disse ele, no estilo showman, durante a apresentação.

Segundo Starck, o algoritmo precisou ser treinado para "entender" o briefing de criar uma cadeira que fosse confortável, firme, sólida, com desenho de linhas simples e que usasse pouca quantidade de material. A série A.I. será lançada com cinco cores, e a Kartell mantém filial em São Paulo, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, no Jardim Paulistano.

A Kartell, que faz 70 anos e foi pioneira na fabricação de móveis de policarbonato transparente, no fim dos anos 1990, também mostrou sua primeira linha fabricada com bioplástico, feito a partir de recursos naturais renováveis e biodegradáveis. O material foi usado na série Componibili, misto de mesa de apoio e armário, desenhado por Anna Castelli Ferrieri em 1967.

(Com informações da Folha)

Comentários