Killing implementa solução de Inteligência Artificial para RH
A Killing S.A Tintas e Adesivos, empresa com mais de 60 anos de história, é reconhecida pela inovação e recentemente aderiu a uma nova solução de Inteligência Artificial. A KIM, assistente virtual de RH completou um mês de atividade com mais de 300 interações com os colaboradores da empresa. Ela foi desenvolvida a partir de uma sinergia entre as áreas de TI e de Recursos Humanos, que criaram e treinaram a tecnologia com o conhecimento necessário às necessidades, como agilidade e amplo repertório de conteúdo.
A estreia da KIM é um marco de adoção à I.A. da Killing e deve ser implantada em outros setores, uma vez que a empresa se mantém em destaque como uma das maiores fabricantes de tintas do Brasil e líder na América Latina em adesivos para a indústria de calçados, além de móveis, colchões e tapearia automotiva. Ao sustentar uma solução de Inteligência Artificial, a Killing reforça sua vocação para a inovação alinhada a uma das principais tendências mundiais no mercado corporativo.
“Em 2024, 72% das empresas do mundo já tinham alguma solução com esse tipo de tecnologia, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023”, aponta um estudo realizado pela consultoria McKinsey. “Identificamos uma oportunidade de automatizar os esclarecimentos de dúvidas de rotinas diárias e trabalhistas, sem perder o toque pessoal. Em função dessa demanda, surgiu inicialmente a ideia de ter um chatbot”, recorda Reni Lúcia Finger, gerente de Recursos Humanos da Killing. “Desde o início deste ano, a Killing vem participando de eventos em busca de soluções de tecnologia e I.A. Com a I.A. Generativa, percebemos que seria possível ir muito além de uma alternativa padrão mecanizada e robotizada. Com essa inovação, poderíamos criar uma solução ‘humanizada’”, conta Eriberto Siqueira Junior, gerente de Tecnologia da Informação da Killing.
Para o desenvolvimento da assistente virtual, feita em parceria com uma empresa especializada de Minas Gerais, foram necessários quatro meses de treinamento até que a KIM fosse oficialmente apresentada aos colegas e começasse suas tarefas. “A KIM foi treinada para fazer um atendimento muito humanizado, sendo uma das premissas no seu desenvolvimento. Um dos valores é o jeito Killing de ser e o relacionamento próximo, linguagem simples e o cuidado com as pessoas. Não poderia ser diferente com a KIM! Ela é muito simpática!”, destaca Reni.
A gerente de marketing Roberta Anacleto foi uma das usuárias da novidade. "Eu me surpreendi com o atendimento da KIM. Entrei há pouco na empresa e tive algumas dúvidas sobre processos e informações de RH. Entrei em contato pelo whatsapp com o número disponibilizado e achei que estava falando com uma colega! Depois que fui saber que o atendimento é por inteligência artificial. A KIM sanou minhas dúvidas de forma supercompleta e com muita simpatia. Fiquei segura em ter esse recurso para acionar sempre que preciso, contando com uma resposta imediata”, reconhece.
A empresa busca levar a inovação para diferentes setores. É por isso que a KIM é um projeto-piloto para a Killing. “A ideia agora é fazer um mapeamento de outras áreas que possam ter aderência. A I.A. deverá crescer em alguns setores da empresa, principalmente em apoio à área de Business Intelligence (negócios) e em áreas de atendimento ao cliente”, revela o gerente de TI.
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